
BURSITES NO JOELHO
Bursa é o nome anatômico de pequenas bolsas sinoviais que temos em várias partes do nosso corpo. Elas são preenchidas com líquido sinovial e localizam-se em pontos onde músculos e tendões atritam com os ossos. A finalidade delas é facilitar o movimento e diminuir o atrito entre as estruturas. Ao redor do joelho temos cerca de 14 bursas!
BURSITE
Bursite é a inflamação de uma bursa. Na bursite a bursa fica inflamada, cheia de líquido e dolorida. Alguns casos podem desenvolver infecção. Isso acontece comumente na bursite pré-patelar, que acaba sendo infectada quando há um ferimento na região anterior do joelho.
CAUSAS
Traumatismos diretos, como uma batida ou pancada, e atrito repetitivo são as causas mais comuns de inflamação de uma bursa.
ESPORTES
Futebol, jiu-jitsu e voleibol, por exemplo, são esportes que expõem os joelhos a traumatismos e fricção. Atletas desses esportes estão mais sujeitos a desenvolver bursites no joelho.
PROFISSÕES
Algumas profissões exigem que a pessoa fique ajoelhada por longos períodos de tempo, como montadores de móveis, instaladores de carpete e instaladores de rodapés. Esses profissionais costumam desenvolver bursite pré-patelar.
JOELHO
No joelho, as bursites mas comuns são: bursite pré-patelar, bursite infra-patelar, bursite da pata de ganso e bursite do semimembranáceo. A bursite do semimembranáceo costuma estar associada com o cisto poplíteo, também conhecido como cisto de Baker.
SINTOMAS
Os sintomas mais comuns de bursite no joelho são inchaço e dor. Em casos de bursite infectada o paciente pode apresentar febre alta.
TRATAMENTO
O tratamento de uma bursite costuma ser conservador, com fisioterapia e medicamentos anti-inflamatórios. Antibióticos são necessários nos casos de bursite infectada. Casos mais avançados podem precisar de infiltração de medicamentos e até cirurgia.
ESPECIALISTA
Um médico ortopedista especialista em joelho deve ser consultado sempre que houver dor e inchaço na região do joelho.