BURSITES NO JOELHO

BURSITES NO JOELHO

Bursite no joelho é uma das causas de dor que costuma levar o paciente a consultar um médico ortopedista. Bursa é o nome anatômico de pequenas bolsas sinoviais que temos em várias partes do nosso corpo. Elas são preenchidas com líquido sinovial e localizam-se em pontos onde músculos e tendões atritam com os ossos. A finalidade delas é facilitar o movimento e diminuir o atrito entre as estruturas. Ao redor do joelho temos cerca de 14 bursas. Qualquer uma delas pode ser acometida por um processo inflamatório.

BURSITES NO JOELHO

Bursite no joelho é o processo inflamatório envolvendo qualquer uma das diversas bursas que existem ao redor das articulações femorotibial e femoropatelar. Na bursite a bursa fica inflamada, cheia de líquido e dolorida. Alguns casos podem desenvolver infecção. Isso acontece comumente na bursite pré-patelar, que acaba sendo infectada quando há um ferimento na região anterior do joelho. Bursites no joelho são frequentemente diagnosticadas nos consultórios de médicos ortopedistas.

CAUSAS

Traumatismos diretos, como uma batida ou pancada, e atrito repetitivo são as causas mais comuns de inflamação de uma bursa. As paredes internas das bursas são revestidas por tecido sinovial, responsável pela produção do líquido sinovial que preenche a bursa. O tecido sinovial inflamado produz mais líquido sinovial do que o normal e a bursa fica com as suas paredes inchadas e seu interior cheio de líquido.

FATORES PREDISPONENTES

Ficar muito tempo ajoelhado, praticar esportes onde o joelho é frequentemente contundido ( lutas marciais, voleibol, futebol, etc… ) e obesidade são os fatores predisponentes mais descritos para o desenvolvimento de bursite no joelho.

ESPORTES

Futebol, jiu-jitsu e voleibol, por exemplo, são esportes que expõem os joelhos a traumatismos e fricção. Atletas desses esportes estão mais sujeitos a desenvolver bursites no joelho.

BURSITE NO JOELHO

PROFISSÕES

Algumas profissões exigem que a pessoa fique ajoelhada por longos períodos de tempo, como montadores de móveis, instaladores de carpete e instaladores de rodapés. Esses profissionais costumam desenvolver bursite pré-patelar.

BURSITES MAIS COMUNS NO JOELHO

No joelho as bursites mas comuns são: bursite pré-patelar, bursite infra-patelar, bursite da pata de ganso e bursite do semimembranáceo. A bursite do semimembranáceo costuma estar associada com o cisto poplíteo, também conhecido como cisto de Baker.

SINTOMAS

Os sintomas de bursite no joelho dependem de qual bursa está inflamada. Os sintomas mais comuns são inchaço e dor. Em casos de bursite infectada o paciente pode apresentar febre alta.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico de bursite no joelho pode ser feito pelo exame físico da articulação e exames de imagem. O melhor exame para se identificar uma bursa inflamada é a ressonância magnética do joelho. No exame de ecografia também é possível identificar uma bursite.

TRATAMENTO

O tratamento de uma bursite costuma ser conservador, com fisioterapia e medicamentos anti-inflamatórios. Antibióticos são necessários nos casos de bursite infectada. Casos mais avançados podem precisar de infiltração de medicamentos e até cirurgia.

PREVENÇÃO

É possível evitar a bursite no joelho ou prevenir a sua recorrência. Usar joelheiras, fazer pausas para esticar os joelhos, evitar a flexão excessiva e repetitiva dos joelhos e manter o peso corporal dentro da normalidade ajudam na prevenção da inflamação das bursas do joelho.

ESPECIALISTA

Um médico ortopedista especialista em joelho deve ser consultado sempre que houver dor e inchaço envolvendo a articulação do joelho.