ECOGRAFIA DO JOELHO

ECOGRAFIA DO JOELHO

A ecografia do joelho, também conhecida como ultrassonografia do joelho, é um exame de imagem que pode ajudar no diagnóstico de diversas patologias. A ecografia do joelho é um exame de primeira linha indicado principalmente quando se suspeita de lesão muscular, tendínea ou derrame articular. O melhor exame que existe para avaliação imaginológica do joelho é a ressonância magnética que, por ser um exame de alto custo, pode não estar disponível em todos os lugares. A ecografia, por ser um exame mais simples e mais barato, costuma ser solicitada como primeiro exame na ausência ou na impossibilidade de se fazer uma ressonância magnética.

INDICAÇÕES

A ecografia do joelho é um bom exame para avaliação das estruturas anatômicas superficiais ao redor do joelho, como músculos, cápsula articular, vasos sanguíneos, tecido subcutâneo, tendões e ligamentos. Tendinites, bursites, lesão do ligamento colateral medial e lesão do ligamento colateral lateral são exemplos de patologias e lesões comumente diagnosticadas pela ultrassonografia do joelho.

ECO DOPPLER

A técnica de ecografia com Doppler, ou Eco Doppler, é indicada para avaliação dos vasos sanguíneos ( artérias e veias ). A técnica avalia a permeabilidade e disfunções dos vasos, sendo muito útil no diagnóstico de patologias como a trombose venosa profunda ( TVP ).

EXAME

O exame de ecografia é realizado por um médico radiologista usando um aparelho chamado de ecógrafo. Transdutores ligados ao ecógrafo são colocados sobre a pele do joelho, onde previamente foi aplicado um pouco de gel, para obtenção das imagens. Os transdutores, também chamados de sondas, emitem e recebem ultrassons que o equipamento transforma em imagens. As imagens mais importantes são gravadas e usadas pelo especialista para fazer o laudo do exame. Casos complexos podem exigir a complementação com outros exames como RX, tomografia e ressonância magnética.

DURAÇÃO DO EXAME

O exame de ecografia do joelho costuma ser rápido e dura de 5 a 10 minutos. O exame poderá ser um pouco mais demorado se houver necessidade de avaliação complementar com Doppler nos casos de suspeita de comprometimento dos vasos sanguíneos.

PREPARAÇÃO

Não há necessidade de preparação especial para o exame de ecografia do joelho.

CUSTO DO EXAME

A ecografia do joelho é um exame relativamente barato e mais fácil de ser encontrado do que o exame de ressonância magnética, que é bem mais caro e costuma não estar disponível em todas as clínicas e hospitais.

ULTRASSONOGRAFIA DO JOELHO

INFILTRAÇÃO ARTICULAR

O equipamento de ecografia pode ser usado, em algumas situações, como guia para a aplicação de medicamentos no espaço articular do joelho. Esse procedimento é chamado de infiltração articular guiada por ecografia. O médico ortopedista acompanha, em tempo real, a introdução da agulha e a aplicação do medicamento no local desejado.

WhatsApp
(41) 98824-3384
Cadastro
Agendamento