PREVENÇÃO DA TROMBOSE EM CIRURGIAS DE JOELHO

Trombose é a formação de um coágulo, ou trombo, dentro de uma veia, provocando a obstrução parcial ou total do fluxo de sangue nessa veia.

TROMBOSE NAS PERNAS

A trombose é mais comum de acontecer nas veias profundas das pernas. Daí o nome trombose venosa profunda. Os trombos formados nessas veias profundas podem se fragmentar e se soltar na circulação. Soltos na corrente sanguínea, esses coágulos acabam chegando aos pulmões.

EMBOLIA PULMONAR

A embolia pulmonar ocorre quando um desses coágulos que se soltou das veias profundas das pernas chega ao pulmão e obstrui a artéria pulmonar. A embolia pulmonar, se for extensa, pode ser fatal.

CIRURGIAS NOS MEMBROS INFERIORES

Cirurgias nos membros inferiores têm incidência aumentada de trombose. Por esse motivo usamos sempre meios de prevenção da doença em todas as nossas cirurgias.

PREVENÇÃO DA TROMBOSE

A prevenção da trombose pode ser feita por métodos mecânicos ou farmacológicos. Os métodos mecânicos são: deambulação precoce, mobilidade precoce, elevação dos membros inferiores, compressão elástica ou compressão pneumática. Os métodos farmacológicos consistem no uso de medicamentos anticoagulantes.

SINTOMAS DE TROMBOSE

Os sintomas iniciais da trombose venosa profunda ( TVP ) são: dor muito forte e inchaço na panturrilha, com piora da dor na tentativa de se mexer o pé para cima ou quando se aperta a panturrilha. Na presença desses sintomas o paciente deve consultar o seu médico.

FARTORES DE RISCO

Os principais fatores de risco para o desenvolvimento de trombose são: insuficiência cardíaca, gestação, puerpério, uso de anticoncepcionais orais, tabagismo, idade avançada, obesidade, varizes, trombofilias e histórico de trombose anterior ou familiar.

ANTES DA CIRURGIA

Na consulta pré-operatória você receberá todas as orientações para a prevenção da trombose venosa profunda. Usamos meias elásticas compressivas em todos os nossos pacientes. Outras medidas, como medicamentos anticoagulantes orais, podem ser indicadas em casos particulares.