TROMBOSE NO JOELHO

Trombose no joelho é a obstrução da veia poplítea, localizada na região posterior da articulação, por um coágulo sanguíneo. O tratamento imediato da trombose pode reduzir o risco de complicações fatais como a embolia pulmonar. A trombose no joelho é um tipo de tromboembolismo venoso ou trombose venosa profunda ( TVP ). Fluxo sanguíneo deficiente, dano à estrutura do vaso sanguíneo e/ou lesão externa são as causas mais comuns desse tipo de evento.

TROMBOSE NO JOELHO

Trombose no joelho é a obstrução da veia poplítea por um coágulo de sangue. A veia poplítea é uma importante veia localizada na região posterior do joelho. Sua função é drenar o sangue da perna para a veia cava inferior. A veia poplítea é um dos locais mais comuns do corpo para o desenvolvimento de trombose. Trombose, também conhecida como tromboembolismo venoso ou trombose venosa profunda ( TVP ), é a obstrução do fluxo sanguíneo de uma veia por um coágulo de sangue ou trombo. O trombo formado e que obstruiu a veia pode se soltar na circulação sanguínea e viajar através do coração até os pulmões, num evento conhecido como embolia pulmonar. Uma embolia pulmonar, dependendo da sua extensão, pode levar o paciente a óbito.

Dor atrás do joelho, inchaço no joelho, inchaço na perna e dor na perna semelhante a câimbras são os sintomas mais comuns da trombose no joelho. A trombose da veia poplítea pode, em até 40% dos casos, ser assintomática e passar despercebida pelo paciente. O coágulo que se forma e entope a veia pode causar danos permanentes ao vaso sanguíneo.

TROMBOSE JOELHO

FATORES DE RISCO

A trombose no joelho pode se desenvolver sem que haja uma causa aparente. Mas existem alguns fatores de risco que sabidamente aumentam o risco desse tipo de trombose. Esses fatores de risco são: obesidade, gravidez, tabagismo, imobilidade prolongada, inatividade prolongada, diabetes, hipertensão, hipercolesterolemia, câncer, inflamações crônicas, traumatismos e cirurgias do membro inferior. Pílulas anticoncepcionais e idade acima dos 60 anos também são fatores de risco para o desenvolvimento de trombose no joelho.

O diagnóstico de trombose na região do joelho é feito pelo exame físico do membro inferior e por exames complementares. Eco Doppler, venografia com contraste e dímero D são os exames mais solicitados para se fazer o diagnóstico de trombose no joelho.

Anticoagulantes, filtro na veia cava, terapia trombolítica, trombectomia, embolectomia e meias de compressão são os tratamentos mais comuns da trombose no joelho. O tratamento a ser indicado dependerá da extensão e do estágio do processo trombótico.

PREVENÇÃO

Eventos trombóticos na região do joelho podem ser evitados com o uso de anticoagulantes, meias compressivas, manutenção do peso corporal dentro da faixa de normalidade, prática regular de exercícios, evitar ficar muito tempo parado, beber bastante água e evitar fumar cigarros.