LESÕES DO JOELHO NA CAPOEIRA

LESÕES DO JOELHO NA CAPOEIRA

A capoeira é uma expressão cultural tipicamente brasileira que mistura arte marcial, esporte, música, cultura popular, folclore e dança. Foi desenvolvida pelos descendentes de escravos africanos.

GOLPES

A capoeira é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo e acrobacias aéreas. Uma característica que distingue a capoeira da maioria das outras artes marciais é a sua musicalidade. Praticantes desta arte marcial brasileira aprendem não apenas a lutar e a jogar, mas também a tocar instrumentos típicos e cantar.

SOBRECARGA ARTICULAR

Todos os movimentos da capoeira forçam bastante o sistema musculoesquelético, sobrecarregando principalmente as articulações. O joelho, como articulação de carga e alavanca no membro inferior, sofre bastante e as lesões nos capoeiristas são frequentes.

JOELHO

A lesão mais comum no joelho do capoeirista é a lesão do ligamento colateral medial ( LCM ) seguida da lesão do ligamento cruzado anterior ( LCA ). Depois temos as lesões nos meniscos. Vários movimentos da capoeira exigem torções dos joelhos, com saltos, hiperextensão e hiperflexão, justamente o mecanismo das lesões meniscais. As roturas ligamentares e meniscais costumam ser tratadas cirurgicamente.  Por último temos as luxações da patela, mais comuns nas mulheres.

PREVENÇÃO

Exercícios de fortalecimento muscular dos membros inferiores são muito importantes para minimizar a gravidade das lesões nos joelhos dos capoeiristas.

ESPECIALISTA

O capoeirista deve consultar um MÉDICO ORTOPEDISTA ESPECIALISTA EM JOELHO sempre que sentir algum desconforto ou dor nos seus joelhos.

WhatsApp
(41) 98824-3384