COMO TRATAR JOELHO ESFOLADO

COMO TRATAR JOELHO ESFOLADO

Esfoladura é um tipo de ferimento superficial na pele, onde a epiderme é arrancada da derme por ação tangencial. É o conhecido raspão, também chamado de arranhão, arranhadura ou escoriação.

CICATRIZAÇÃO

Quando a pele é esfolada, nos minutos seguintes, o ferimento se cobre de um líquido seroso com algumas gotas de sangue, que acabam formando uma crosta. Em 1 semana as crostas começam a cair e a pele costuma estar regenerada ao redor do 15º dia, sem deixar cicatrizes.

CRIANÇAS

As esfoladuras são muito frequentes nas crianças, atingindo principalmente os joelhos. Criança sadia e ativa costuma ter os seus joelhos esfolados de vez em quando.

TRATAMENTO DA ESFOLADURA

Vou explicar como tratar uma esfoladura no joelho. O ferimento, a princípio, é simples, mas se não for tratado rápida e corretamente, pode desenvolver uma infecção.

LAVAR AS MÃOS

Lave suas mãos com água e sabão antes de cuidar do ferimento da criança.

INSPECIONAR O MACHUCADO

Observe de perto o ferimento e veja se se trata mesmo de uma esfoladura. Se tiver grande sangramento ou aparecer gordura ou o osso na ferida, é caso para tratamento em ambiente hospitalar, com um médico. Nesse caso cubra o ferimento com um pano limpo, que pode ser uma toalha de rosto recém lavada e passada, e procure o pronto atendimento médico do hospital da sua confiança.

LAVAR O FERIMENTO

A primeira providência para tratar uma esfoladura é lavar o local machucado com bastante água corrente. Depois a lavagem deve continuar com a aplicação de sabão, que pode ser um sabonete comum, sabão de coco, sabão antisséptico ou, se disponível, solução de Povidine degermante®. Depois da aplicação do sabão, enxaguar com bastante água corrente e secar com um pano limpo ( toalha de rosto recém lavada e passada ou gazes estéreis, se disponíveis ).

POMADA COM ANTIBIÓTICO

Para que haja uma boa cicatrização e não desenvolva infecção, aconselho a aplicação de uma pomada com antibiótico e a proteção do machucado com uma gaze fixada na pele com tiras de esparadrapo. O ferimento deve ficar coberto, porém respirando. Ferimentos pequenos podem ser cobertos com Band-Aid® simples. A criançada adora aqueles que têm desenhos!

ESFOLADURA PROFUNDA

Se a esfoladura for profunda ou extensa, causada por metal enferrujado ou contaminada com areia, terra, grama, asfalto, galhos de árvore, cacos de vidro, tinta, etc… , recomendo que procure o pronto atendimento do hospital da sua confiança para que um médico faça a limpeza minuciosa da ferida sob anestesia. Alguns ferimentos podem precisar de sutura e também reforço da vacina antitetânica.

MANTEHA A CALMA

Importante não se desesperar. Conversar tranquilamente com a criança, explicar o que vai fazer, além de acalmá-la. O nervosismo dos pais deixa as crianças nervosas.

WhatsApp
(41) 98824-3384