LESÕES DO JOELHO NO KARATÊ

LESÕES DO JOELHO NO KARATÊ

O karatê é uma arte marcial de origem japonesa, com alguma influência chinesa. Também conhecido como a arte das mãos vazias. É bastante praticado no Brasil. Foi trazido para o nosso país pelos imigrantes japoneses.

GOLPES

O repertório técnico do karatê abrange golpes contundentes como socos, chutes, joelhadas, etc… executados com as mãos desarmadas. Algumas técnicas de projeção, imobilização e bloqueio também são ensinadas. O karatê é formado por um trinômio: kihon ( técnicas básicas ), kata ( simulação de luta ) e kumite ( luta propriamente dita ).

JOELHO

As lesões nos joelhos dos caratecas são muito comuns porque o karatê é um esporte de contato. Os chutes, movimentos com saltos e rotações, mais o excesso de treinamentos, acabam causando as lesões no joelho.

LESÕES

As lesões mais frequentes nos joelhos dos caratecas são as chamadas lesões de overuse. São comuns as dores patelofemorais, a síndrome do trato iliotibial, além de fraturas de estresse. Depois temos a lesão do ligamento cruzado anterior ( LCA ), que é uma lesão grave que exige tratamento cirúrgico. O atleta fica afastado das atividades por vários meses durante sua recuperação. Ainda temos as lesões de menisco, ocasionadas pelos movimentos rotacionais e de hiperflexão do joelho executados em alguns golpes e treinos.

PREVENÇÃO

Exercícios de fortalecimento muscular dos membros inferiores são muito importantes para minimizar a gravidade das lesões nos joelhos dos caratecas.

ESPECIALISTA

O carateca deve consultar um MÉDICO ORTOPEDISTA ESPECIALISTA EM JOELHO sempre que sentir algum desconforto ou dor nos seus joelhos.

WhatsApp
(41) 98824-3384