JOELHO OPERADO

O joelho operado precisa de alguns cuidados para que a recuperação pós-operatória seja satisfatória e o paciente retorne às suas atividades diárias e esportivas. O médico ortopedista cirurgião de joelho passa para o seu paciente, alguns dias antes do procedimento, todas as orientações específicas para a cirurgia que será feita. Existem vários cuidados e procedimentos que devem ser observados pelo paciente.

JOELHO OPERADO

Joelho operado é o joelho que foi submetido a uma cirurgia recentemente. Todo joelho operado precisa de alguns cuidados para que a articulação se restabeleça prontamente após a intervenção cirúrgica. Os cuidados com o joelho operado começam imediatamente após a cirurgia, quando o paciente ainda está no centro cirúrgico. Fratura, lesão no ligamento, lesão no menisco, lesão na cartilagem e artrose são as indicações mais comuns para que um joelho seja operado. Uma cirurgia de joelho é indicada quando a lesão e/ou doença que acomete a articulação não responde mais ou não pode ser tratada de forma conservadora. Dor, instabilidade, deformidade e limitação dos movimentos são os motivos mais comuns para se ter o joelho operado.

CUIDADOS PÓS-OPERATÓRIOS

Alguns cuidados pós-operatórios são solicitados para os pacientes que tiveram o joelho operado. Repouso, medicamentos para dor, meias compressivas, curativos, compressas de gelo, fisioterapia, uso de muletas e cuidados com os pontos e a cicatriz fazem parte das orientações que o cirurgião de joelho passa para seu paciente para que ele cuide do joelho operado depois da cirurgia. Cuidar corretamente do joelho operado garante uma recuperação mais rápida e satisfatória. O ideal é o paciente ser informado antes da cirurgia, obre os cuidados que deverá ter com o joelho operado. Receber as informações adiantadas permite que o paciente possa se programar para cuidar adequadamente do joelho operado. Os medicamentos que serão usados depois da cirurgia podem ser comprados com antecedência. Da mesma forma, meias compressivas, bolsa de gelo, muletas e materiais para fazer os curativos podem ser providenciados antes da cirurgia, facilitando os cuidados com o joelho operado assim que o paciente retornar para sua casa. As sessões de fisioterapia para joelho também podem ser agendadas com antecedência, antes da cirurgia, bem como as consultas de retorno com o cirurgião para retirada de pontos e reavaliações.

RECUPERAÇÃO DO JOELHO OPERADO

Cada procedimento cirúrgico no joelho tem as suas particularidades. O tempo médio de recuperação de um joelho operado varia para cada tipo de procedimento. Saber com antecedência o tempo médio de recuperação de uma cirurgia de joelho permite que o paciente se programe adequadamente para um bom período pós-operatório. Durante a recuperação o paciente deverá seguir um plano de reabilitação que inclui, entre outras coisas, um programa de exercícios específicos para o joelho e um programa gradual de caminhadas com o objetivo de fazer o paciente se beneficiar plenamente da cirurgia a que foi submetido. O paciente também precisa tomar precauções no seu dia a dia para evitar quedas. Uma dieta balanceada, prescrita por um nutricionista, ajuda o processo de cicatrização dos tecidos do joelho que foram manipulados durante a cirurgia.

COMPLICAÇÕES

Toda cirurgia tem algum risco de complicações. Os sinais das complicações mais comuns após uma cirurgia de joelho devem ser explicados ao paciente. Existem complicações que acontecem logo após o procedimento e complicações que podem se desenvolver muitos dias depois da cirurgia. Os retornos nas consultas de reavaliação depois da intervenção cirúrgica são muito importantes. Nessas consultas o médico cirurgião avalia clinicamente o joelho operado, observa como está a recuperação do paciente e descarta a presença de alguma complicação.