CICATRIZ CIRÚRGICA NO JOELHO

CICATRIZ CIRÚRGICA NO JOELHO

A cicatriz cirúrgica no joelho se forma no local onde o cirurgião faz a incisão na pele para acessar a articulação. As cirurgias de joelho são feitas através de incisões na pele que formam cicatrizes. A cicatriz é resultado do processo fisiológico da cicatrização, uma resposta do nosso organismo para manter a integridade do corpo.

CICATRIZ CIRÚRGICA NO JOELHO

Cicatriz, também conhecida como fibrose, é o tecido fibroso que se forma na pele como resultado de uma lesão ou incisão cirúrgica. Nas cirurgias de joelho o médico ortopedista faz incisões na pele para poder acessar a articulação. Essas incisões formarão sempre cicatrizes no joelho. A cicatrização é um processo fisiológico do nosso organismo que repara a pele normal que foi incisada por tecido fibroso. O processo de cicatrização é o processo natural de cura do nosso corpo. As cicatrizes nunca são iguais porque o processo de cicatrização depende de vários fatores e é diferente em cada pessoa. A cicatriz no joelho, que se forma depois de uma cirurgia, fica avermelhada no começo e tende a ficar mais clara e lisa com o passar do tempo. O processo de formação da cicatriz no joelho é igual ao resto do nosso corpo e pode levar de 12 a 18 meses para que a cicatriz se forme totalmente.

CUIDADOS COM A CICATRIZ

A cicatriz no joelho, após uma cirurgia, deve receber alguns cuidados. Ela pode ser lavada no banho com água e sabão, mas depois deverá ser seca. A cicatriz pode coçar ou formigar de vez em quando. Não se deve cutucar ou coçar a cicatriz no joelho. As calças devem ser largas e soltas para evitar a fricção da cicatriz com a roupa. Manter a cicatriz no joelho coberta com um curativo de gaze seca ajuda a mantê-la protegida. A retirada dos pontos depois de uma cirurgia de joelho deve ser feita pelo médico cirurgião. Alguma dormência ao redor da cicatriz pode persistir depois da cirurgia. A cicatriz, inicialmente, tem a coloração vermelha. Com o passar do tempo ficará rosada e depois irá clarear gradativamente, até o término do processo cicatricial.

CICATRIZ CIRURGIA JOELHO

ALIMENTAÇÃO

Uma dieta bem balanceada, principalmente com alimentos ricos em proteínas e vitaminas, ajuda no processo de cicatrização. A formação da cicatriz em pessoas desnutridas é mais lenta do que nas pessoas bem nutridas.

TABAGISMO

Fumar não é aconselhável depois de uma cirurgia. O tabagismo atrasa o processo de cicatrização. As cicatrizes em pessoas que fumam não são tão bem formadas quanto as cicatrizes que se formam nas pessoas que não fumam.

SOL

A cicatriz cirúrgica no joelho deve ser protegida da luz solar. O tecido cicatricial é bastante sensível à luz e pode sofrer queimadura mais facilmente do que a pele normal. As cicatrizes no joelho devem ser protegidas com roupas ou filtros solares até o 18˚ mês após a cirurgia. Cicatrizes recentes, quando expostas ao sol, tendem a ficar mais pigmentadas.

EXERCÍCIOS

Exercícios de fisioterapia para o joelho podem ser feitos após a cirurgia e normalmente não afetam o processo de cicatrização. Exercícios físicos e a prática de esportes após a retirada de pontos da pele devem ser feitos apenas após autorização médica.

ESCONDENDO A CICATRIZ

Grandes cicatrizes no joelho, após grandes cirurgias, podem incomodar algumas pessoas, principalmente as mulheres. Uma cicatriz no joelho pode ser escondida com o uso de maquiagem ou de tatuagem.

QUELOIDES

Nem sempre uma cicatriz de cirurgia no joelho fica fina, clara e lisa. Algumas pessoas têm tendência a formar queloides. Um queloide é uma cicatriz hipertrófica. O queloide é uma cicatriz excessiva devido a um processo de cicatrização exacerbado. Queloide deve ser tratado por um médico dermatologista ou por um cirurgião plástico.