FEBRE REUMÁTICA NO JOELHO

FEBRE REUMÁTICA NO JOELHO

FEBRE REUMÁTICA

Febre reumática é uma doença inflamatória que pode afetar as articulações, o coração, o sistema nervoso central e a pele. A doença é uma complicação de uma infecção de garganta causada pela bactéria estreptococo. Se não tratada, a doença pode causar danos permanentes, como insuficiência cardíaca, e ser até fatal. Ela é mais comum em crianças entre 5 e 15 anos de idade. O diagnóstico precoce e o tratamento correto da infecção de garganta podem prevenir o desenvolvimento da febre reumática. Não se sabe ainda a relação exata que existe entre as bactérias estreptocócicas e a febre reumática. A infecção de garganta causada pelo estreptococo é capaz de ativar, em algumas pessoas, o sistema imunológico para que ele ataque alguns tecidos do corpo, o que causa intensa inflamação e febre. A inflamação resultante pode causar danos permanentes nos tecidos que foram atacados. Graças ao desenvolvimento dos antibióticos e à facilidade de acesso a serviços médicos, a doença febre reumática já não é mais tão comum como era no passado. A febre reumática no joelho provoca um quadro de artrite, com intensa inflamação e dor.

FEBRE REUMÁTICA NO JOELHO

A inflamação da febre reumática costuma comprometer as articulações. A inflamação de uma articulação é chamada de artrite. Os joelhos são as articulações mais comprometidas pela febre reumática, seguidos pelos tornozelos e cotovelos. O joelho com artrite fica dolorido, inchado, quente e vermelho. Movimentar a articulação piora a dor e o paciente tem muita dificuldade para andar. A artrite dura de 2 a 3 dias e é comum que ela passe de uma articulação para outra.

FEBRE REUMÁTICA JOELHO

SINTOMAS DA FEBRE REUMÁTICA

Os sintomas da febre reumática aparecem cerca de 2 semanas depois da criança ter tido uma infecção de garganta que não foi tratada ou que foi tratada incorretamente. Febre, artrite, nódulos na pele, dor no peito, sopro no coração, fadiga, erupções cutâneas e distúrbios neurológicos são os sintomas mais comuns da febre reumática.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico da febre reumática é feito pela história clínica e pelo exame físico do paciente. Exames de sangue são solicitados para identificar infecção, inflamação e anticorpos antiestreptococos. Análise do líquido sinovial é importante para descartar artrite séptica. A ressonância magnética do joelho mostra o intenso processo inflamatório. Eletrocardiograma e ecocardiograma também costumam ser solicitados.

TRATAMENTO

O tratamento da febre reumática é feito com antibióticos. A febre reumática no joelho é tratada com anti-inflamatórios e repouso. O tratamento cardíaco e neurológico é individualizado e prescrito pelos médicos cardiologista e neurologista.

PREVENÇÃO

A febre reumática pode ser prevenida tratando-se corretamente as faringoamigdalites estreptocócicas em crianças, preferentemente usando como antibiótico a penicilina. Uma vacina contra o streptococo foi desenvolvida recentemente e já está disponível em vários países. Eliminar os fatores de risco para a propagação da infecção dentro da comunidade pode ser feito através de medidas de saneamento básico, higiene, acesso a serviços médicos e educação das pessoas.