INFLAMAÇÃO NO JOELHO

INFLAMAÇÃO NO JOELHO

Inflamação no joelho é uma causa bastante comum de consulta ao médico ortopedista. Inflamação, ou processo flogístico, é a reação biológica que acontece quando um tecido vivo sofre uma lesão. A inflamação é uma resposta à lesão tecidual e tem como finalidade reparar o dano sofrido. As lesões que provocam inflamação podem ter origem física, química ou biológica. O joelho, por ser a maior articulação do nosso corpo, é também uma das juntas mais acometidas por processos inflamatórios. Na maioria das vezes a inflamação que acomete o joelho costuma ter origem traumática. Contusões e entorses, muitos deles sofridos durante a prática de esportes, são causas comuns de inflamação no joelho.

LESÕES E DOENÇAS

Várias lesões e doenças podem acometer a articulação do joelho e a maioria delas costuma provocar inflamação. As causas mais comuns de processos inflamatórios envolvendo o joelho são: condromalácia, artrose, artrite, bursite, tendinite, lesão no menisco, lesão do ligamento cruzado anterior, fraturas e luxação da patela.

INFLAMAÇÃO AGUDA

Inflamação aguda é aquela que acontece imediatamente após o início da lesão tecidual. As inflamações agudas do joelho acontecem nas contusões, entorses, lesões ligamentares, lesões meniscais, fraturas e luxação da patela.

INFLAMAÇÃO CRÔNICA

O processo inflamatório pode se tornar crônico se a causa da inflamação não for resolvida. Isso pode ser visto nas doenças degenerativas. A inflamação crônica do joelho é comum na artrose, artrite, gota, condrocalcinose e condromalácia.

ANTI-INFLAMATÓRIO PARA JOELHO

SINTOMAS

Dor, vermelhidão, aumento da temperatura local, inchaço e diminuição da mobilidade articular são os principais sintomas de inflamação no joelho. Os sintomas são o resultado do aumento da circulação de sangue no local lesionado e da liberação de substâncias biologicamente ativas para reparar o dano tecidual sofrido.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico de inflamação no joelho pode ser feito através de avaliação clínica e de exames de imagem. A ressonância magnética é o melhor exame para avaliação da presença de processos flogísticos envolvendo o joelho. Exames de sangue também podem ser solicitados pelo médico especialista.

TRATAMENTO

O tratamento da inflamação no joelho é dirigido ao tratamento da causa da inflamação. O tratamento pode ser conservador ou cirúrgico. Tratamentos conservadores costumam ser feitos com medicamentos anti-inflamatórios, repouso, compressas de gelo, elevação do joelho inflamado e sessões de fisioterapia. Uma cirurgia de joelho pode ser indicada quando a lesão ou doença que provocou a inflamação não responde mais e/ou não pode ser tratada de forma conservadora.

ANTI-INFLAMATÓRIOS

Medicamentos anti-inflamatórios podem ser prescritos pelo médico ortopedista para diminuir os sintomas da inflamação no joelho. Como vimos antes, a inflamação é um processo biológico benéfico porque tem a finalidade de reparar os danos teciduais. Os medicamentos anti-inflamatórios devem diminuir os sintomas da inflamação, porém não devem impedir a ação inflamatória. Medicamentos anti-inflamatórios devem ser tomados apenas com orientação médica porque todos eles apresentam efeitos colaterais. Estômago, fígado e rins podem ser afetados pela ingestão de medicamentos anti-inflamatórios.

WhatsApp
(41) 98824-3384
Cadastro
Agendamento