CELULITE NO JOELHO

Celulite no joelho é uma infecção bacteriana que começa superficialmente na pele e que se espalha pelos tecidos profundos subcutâneos. Machucados ou doenças da pele podem dar início à celulite. A infecção pode tornar-se bastante grave se não for diagnosticada e tratada rapidamente com medicamentos antibióticos. Uma celulite não tratada pode evoluir para septicemia e até mesmo a morte.

CELULITE NO JOELHO

Celulite no joelho é uma infecção causada por bactérias que tem início na superfície e depois compromete os tecidos profundos abaixo da pele. A infecção tem início em algum machucado, incisão cirúrgica ou em lesões pré-existentes causadas por doenças da pele como psoríase, eczema, micose ou dermatite. Pessoas com o sistema imunológico enfraquecido são mais propensas a desenvolver celulite infecciosa. A celulite é diferente da erisipela porque afeta os tecidos profundos abaixo da pele. A infecção dos tecidos profundos pode evoluir em poucas horas para septicemia, ou seja, uma infecção generalizada. Uma celulite no joelho, se não tratada, pode resultar até em óbito do paciente. A infecção, se atingir o espaço articular e o líquido sinovial, também pode causar uma artrite séptica.

ETIOLOGIA

A celulite no joelho é causada por bactérias do tipo Staphylococcus ou Streptococcus que penetram na pele através de arranhões, cortes ou picadas que não foram corretamente tratados. A incisão de uma cirurgia de joelho também pode ser a porta de entrada das bactérias que causam a celulite, assim como a descontinuidade da pele provocada por doenças dermatológicas.

Dor no joelho, inchaço, joelho quente, vermelhidão, febre alta, tremores e ínguas próximas à articulação são os sintomas mais comuns da celulite no joelho.

O diagnóstico da celulite no joelho é feito pelo exame físico da articulação comprometida e por exames complementares. Exame de sangue e análise bacteriológica da pele, com cultura e antibiograma, ajudam no diagnóstico da infecção e da bactéria causadora da celulite.

O tratamento da celulite no joelho é feito com o uso de medicamentos antibióticos. Analgésicos e anti-inflamatórios podem ajudar a diminuir a dor, o inchaço e o desconforto causados pela doença. Nos casos iniciais a antibioticoterapia pode ser feita em casa. Casos mais avançados exigem a internação hospitalar do paciente para evitar um quadro de septicemia.