ALERGIA ATRÁS DO JOELHO

Alergia atrás do joelho é relativamente comum e acontece por causa da umidade e da fricção da dobra da pele na região poplítea. O termo médico para esse tipo de alergia é eczema ou dermatite atópica. Esse tipo de alergia provoca manchas e coceira intensa na pele. Vários fatores podem desencadear a alergia atrás do joelho.

ALERGIA ATRÁS DO JOELHO

Alergia atrás do joelho é uma doença dermatológica conhecida como eczema ou dermatite atópica. O eczema é uma doença genética, crônica e não-contagiosa, ou seja, não é transmissível de uma pessoa para outra. A alergia pode ser desencadeada por vários fatores. Os mais conhecidos são: pólen, mofo, ácaros, pelos de animais, matérias ásperos, perfumes, corantes, sabonetes, roupas de lã, roupas de tecido sintético, excesso de calor, excesso de frio e contato com produtos de limpeza. Situações estressantes e alguns alimentos também podem desencadear alergia atrás do joelho. O eczema pode estar relacionado com outras doenças como bronquite, asma e rinite alérgica. Os dermatologistas classificam o eczema que se desenvolve em áreas de dobras articulares, como a região posterior do joelho, como eczema flexural.

A alergia atrás do joelho, que pode variar de intensidade leve até grave, é caracterizada pelo ressecamento e avermelhamento da pele. Na região acometida podem surgir pequenas crostas e/ou erupções que coçam bastante. O prurido intenso pode criar feridas na pele porque o paciente não consegue parar de coçar a região irritada. A pele inflamada pode exsudar líquido e sangrar, deixando-a vulnerável a infecções. A cronicidade da doença pode fazer com que a pele acometida pela alergia fique espessada e endurecida, um processo chamado de liquenificação.

ALERGIA ATRÁS JOELHO

O diagnóstico da alergia atrás do joelho costuma ser feito clinicamente pelo médico dermatologista. Eritema, edema, escoriações e liquenificação da pele atrás do joelho caracterizam a doença.

Não existe cura para o eczema atrás do joelho. Os tratamentos são sintomáticos e indicados para o alívio dos sintomas. Cremes hidratantes, corticoesteróides, cremes anti-coceira, bandagens úmidas e anti-histamínicos são os tratamentos mais prescritos pelos médicos dermatologistas.

PREVENÇÃO

As alergias atrás do joelho podem ser prevenidas com hidratantes de pele, filtros solares, evitar banhos muito quentes e demorados, evitar situações de estresse e evitar contato com substâncias que sabidamente provocam alergia no paciente. Um médico dermatologista deverá ser sempre consultado na presença desse tipo de doença de pele.