PSORÍASE NO JOELHO

PSORÍASE NO JOELHO

A artrite psoriática é uma forma de artrite que afeta pessoas que apresentam psoríase, uma doença reumática caracterizada pela inflamação da pele. O joelho de pacientes com psoríase é frequentemente sede de artrite psoriática.

PSORÍASE

Psoríase é uma doença reumática autoimune, inflamatória, não contagiosa, crônica, multigênica ( vários genes envolvidos ), que acomete a pele. A doença acomete 0,2% da população mundial. Por causas ainda não totalmente conhecidas, o sistema imunológico do paciente ataca as células dermatológicas. A doença pode se apresentar de diversas formas: placas, ungueal, palmoplantar, invertida, artropática, pustulosa, gutata e eritrodérmica. A forma mais comum é a psoríase em placas, também chamada de psoríase vulgar, que acomete o couro cabeludo, cotovelos, joelhos e dorso. Lesões avermelhadas e elevadas, descamativas, aparecem nessas áreas do corpo.

ETIOLOGIA

Além dos fatores genéticos, envolvidos em cerca de 30% dos casos, a psoríase pode ser desencadeada por outros fatores como estresse, exposição ao frio, ingestão de bebidas alcoólicas e uso de determinados medicamentos.

DIAGNÓSTICO

A psoríase costuma ser diagnosticada por médicos dermatologistas. Uma biópsia da pele é feita para descartar outras patologias. É frequente o paciente referir que existem casos de psoríase na sua família.

ARTRITE PSORIÁTICA NO JOELHO

ARTRITE PSORIÁTICA

Cerca de 20% dos pacientes diagnosticados com psoríase vão apresentar envolvimento das articulações. A psoríase pode acometer várias articulações e o joelho é a articulação mais frequentemente afetada pela doença que lembra, muitas vezes, a artrite reumatóide. Importante lembrar que a artrite psoriática comumente aparece depois das manifestações dermatológicas da psoríase. Para a maioria dos pacientes a artrite psoriática se manifesta cerca de 10 anos depois do aparecimento das lesões dermatológicas. O principal sintoma da artrite psoriática é a dor articular, que leva o paciente a consultar um médico ortopedista especialista em joelho. Inchaço e rigidez articular também são sintomas comuns. As manifestações não são iguais em todos os pacientes. Sintomas sistêmicos como fadiga, alterações nas unhas, vermelhidão nos olhos, dor nos pés, dor no tendão de Aquiles, dificuldade para andar e dor nas costas podem estar presentes. Os sintomas podem passar por um padrão de recaídas e remissões. Uma pessoa pode ter um ataque súbito onde os sintomas pioram em um curto período de tempo. Após o surto os sintomas podem melhorar à medida que a condição entra em remissão. Os sintomas podem permanecer afastados por um longo tempo até o próximo surto. A gravidade dos sintomas da psoríase nem sempre determina a gravidade dos sintomas da artrite psoriática. Por exemplo, uma pessoa pode ter sintomas graves de psoríase, mas apenas sintomas leves de artrite psoriática. Da mesma forma, alguém com apenas psoríase leve pode apresentar artrite psoriática grave.

DIAGNÓSTICO DA ARTRITE PSORIÁTICA

O diagnóstico da artrite psoriática é feito com exames de imagem, exames de sangue e análise do líquido sinovial. O principal exame de imagem é a ressonância magnética, que mostra irregularidades e processos inflamatórios envolvendo várias estruturas do joelho. Exames de sangue e análise do líquido sinovial servem para detecção de inflamação e determinados anticorpos, além de descartar outras doenças articulares e reumáticas.

TRATAMENTO

A psoríase é uma doença que ainda não tem cura conhecida, porém existem tratamentos que controlam a doença de maneira bastante efetiva. O tratamento indicado depende das manifestações da doença. Existem pacientes que eventualmente apresentam alguma mancha no corpo enquanto que outros pacientes podem conviver com boa parte do corpo recoberta pelas lesões psoriáticas. Remédios por via oral, fototerapia e remédios injetáveis ( imunobiológicos ) são os tratamentos mais comuns. O objetivo dos tratamentos é diminuir a intensidade dos ataques imunológicos às estruturas do corpo afetadas pela doença. Cerca de 80% dos casos de psoríase têm manifestações leves e/ou moderadas e podem ser tratadas apenas com cremes e exposição ao sol. A artrite psoriática pode ser tratada com antiinflamatórios por via oral e/ou aplicados diretamente na articulação. A infiltração de corticóides no joelho alivia bastante as manifestações da artrite psoriática.

WhatsApp
(41) 98824-3384
Cadastro
Agendamento