REUMATISMO DO JOELHO

REUMATISMO DO JOELHO

Reumatismo é um nome genérico usado para designar um grupo de mais de 130 patologias diferentes cuja característica principal é a presença de inflamação. As doenças reumáticas podem acometer qualquer parte do nosso corpo, mas afetam principalmente as articulações, os tendões, os ligamentos, os músculos, o sistema respiratório, o sistema gastrointestinal e a pele. Doenças reumáticas podem se manifestar em qualquer pessoa de qualquer idade. Crianças, jovens, adultos e idosos podem ser acometidos por doenças reumáticas.

INFLAMAÇÃO

O processo inflamatório é uma reação natural do nosso corpo. A inflamação se caracteriza pela reação do tecido conjuntivo e dos vasos sanguíneos quando existe uma agressão ao corpo, que pode ser de natureza física, química ou biológica. A finalidade da inflamação é reparar danos teciduais. A inflamação é uma coisa boa para o nosso organismo. No caso das doenças reumáticas, no entanto, o processo inflamatório costuma ser exacerbado e, muitas vezes, provocado pelo sistema imunológico do próprio paciente. O corpo é agredido por suas próprias células de defesa, caracterizando o que os médicos reumatologistas chamam de doenças autoimunes. O corpo é atacado pelo seu próprio sistema de defesa, desencadeando os processos inflamatórios.

SINTOMAS

A inflamação é caracterizada por 4 sintomas clássicos: dor, vermelhidão, inchaço e calor no local afetado pelo processo inflamatório. A dilatação dos vasos sanguíneos e o aumento do fluxo de sangue e fluidos corporais para a área inflamada são os responsáveis pelos sintomas.

ARTRITE

Artrite é a inflamação de uma articulação. As doenças reumáticas, quando acometem o joelho, provocam um quadro de artrite. As artrites podem ser agudas ou crônicas.

SINOVITE

As paredes internas das articulações sinoviais, como o joelho, são revestidas por um tecido chamado sinóvia. O tecido sinovial é responsável pela produção do líquido sinovial, que é o lubrificante natural das nossas articulações. As artrites costumam cursar com intenso processo inflamatório do tecido sinovial, provocando sinovite. Sinovites resultam em maior produção de líquido sinovial. Um joelho com sinovite fica inchado. O paciente sente a presença do líquido em excesso dentro do joelho quando o inchaço é volumoso. O excesso de líquido sinovial é chamado de derrame articular. Popularmente as pessoas chamam o derrame articular de água no joelho.

JOELHO

O joelho é a maior articulação do nosso corpo. Ele está sujeito a diversas lesões traumáticas, por estar relativamente desprotegido, e também a muitas doenças. Doenças reumáticas costumam acometer o joelho com bastante frequência.

REUMATISMO - JOELHO

REUMATISMO DO JOELHO

A artrose é a doença reumática que mais acomete o joelho. As outras doenças reumáticas que frequentemente acometem o joelho são: artrite reumatóide, artrite psoriática, gota, condrocalcinose e artrites reativas.

DIAGNÓSTICO

Exames de imagem, exames de sangue e análise do líquido sinovial colhido do joelho inflamado são solicitados para se fazer o diagnóstico de reumatismo no joelho. A ressonância magnética do joelho é o exame de imagem mais importante.

TRATAMENTO

O tratamento das doenças reumáticas do joelho costuma ser feito pelo médico reumatologista. Existem diversos medicamentos para controlar o processo inflamatório, amenizar os sintomas e retardar o processo degenerativo da articulação. A aplicação de ácido hialurônico no joelho ajuda a retardar a degeneração da cartilagem. Casos onde existe grande comprometimento estrutural articular podem precisar de cirurgia. A artroplastia do joelho, também conhecida como cirurgia de prótese de joelho, costuma ser indicada nos casos avançados de artropatia reumática provocados pela artrose e pela artrite reumatóide. Um médico ortopedista especialista em joelho e um médico reumatologista costumam acompanhar os pacientes que foram diagnosticados com reumatismo no joelho.

WhatsApp
(41) 98824-3384
Cadastro
Agendamento