TRIPANOFOBIA

TRIPANOFOBIA

TRIPANOFOBIA É O MEDO DE AGULHAS E/OU INJEÇÕES. Existem pessoas que têm um medo terrível, exagerado, de procedimentos médicos que envolvam agulhas e/ou injeções. É uma fobia relativamente comum, que vemos quase todos os dias no consultório e no hospital. A tripanofobia também é conhecida como AICMOFOBIA. O paciente tripanofóbico costuma ter uma vida relativamente normal, mas procura evitar atendimento médico quando vislumbra a possibilidade de o tratamento precisar ser feito com injeções. Outros procedimentos envolvendo agulhas, como acupuntura, tomar vacina, doar sangue ou fazer uma tatuagem, também desencadeiam pavor para as pessoas que têm tripanofobia.

ESPECIALISTA EM JOELHO

A importância de se conhecer a tripanofobia é que alguns procedimentos médicos ortopédicos envolvendo o joelho são feitos com agulhas e seringas. Suturas cirúrgicas, punções e infiltrações articulares no joelho são procedimentos que usam agulhas e seringas. O paciente pode desenvolver um quadro de pânico, irracional, só de pensar na possibilidade de ter uma agulha introduzida no seu joelho, mesmo que seja um procedimento feito sob anestesia. Todos sabemos que as agulhas de injeções produzem furos muito pequenos e que a dor da picada costuma ser mínima, mas o tripanofóbico não tem essa percepção e não consegue, racionalmente, controlar o seu medo.

TRAUMAS INFANTIS

A tripanofobia costuma surgir após algum evento traumático, geralmente sob forte emoção, acontecido na infância. O evento pode envolver a própria criança recebendo uma injeção ou a visualização de outra pessoa demostrando sofrimento durante a aplicação de uma injeção. É o caso, por exemplo, da criança que vai receber uma vacina e vê que todas as crianças que acabaram de ser vacinadas estão chorando. Tem também aqueles casos, muito comuns, onde os pais ameaçam levar a criança no médico para tomar uma injeção bem doída se ela não se comportar. Cenas em filmes mostrando pessoas sofrendo ao receberem uma injeção têm o mesmo efeito. O inconsciente registra a agulha como sendo uma séria ameaça à integridade física e até mesmo à vida.

TRATAMENTO

Pacientes com tripanofobia devem consultar um psicólogo ou hipnoterapeuta para resolver a sua fobia.

WhatsApp
(41) 98824-3384
Cadastro
Agendamento