TENDINITE DO BÍCEPS FEMORAL

TENDINITE DO BÍCEPS FEMORAL

Tendinite é o termo médico que significa inflamação em um tendão. Os tendões são estruturas fibrosas, esbranquiçadas, não-contráteis, formadas por tecido conjuntivo. Eles ligam as extremidades dos músculos aos ossos. Um tendão pode inflamar se sofrer um traumatismo ou for muito solicitado. Tendinites na região do joelho são relativamente comuns.

TENDÃO DO BÍCEPS FEMORAL

O músculo bíceps femoral ( bíceps da coxa ) é um dos músculos da região posterior da coxa. Ele tem dois ventres que se unem para formar o tendão do bíceps femoral, cuja inserção é na cabeça da fíbula e no côndilo lateral da tíbia. Juntamente com o músculo semimembranáceo e o músculo semitendíneo, forma o conjunto conhecido como músculos isquiotibiais.

TENDINITE DO BÍCEPS FEMORAL

Processos inflamatórios podem acometer o tendão do bíceps femoral porque ele é um tendão bastante solicitado, principalmente durante algumas atividades esportivas. A tendinite do bíceps femoral é comum em corredores e ciclistas. O processo inflamatório se desenvolve pela repetição do movimento de flexão e extensão do joelho e é mais fácil de acontecer quando a musculatura não está devidamente alongada.

SINTOMAS

A tendinite do bíceps femoral começa com uma pequena dor, localizada na região lateral e posterior do joelho, normalmente ao redor do tendão, que vai aumentando com o passar do tempo se não for diagnosticada e tratada corretamente. A dor aumenta com atividades repetitivas de flexão e extensão do joelho, como correr ou pedalar. A palpação do tendão inflamado também aumenta a dor. Em casos avançados, onde há degeneração do tecido tendíneo, o tendão pode até se romper.

BÍCEPS FEMORAL

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico da tendinite do bíceps femoral pode ser feito pelo exame de ressonância magnética do joelho. O exame mostra, com precisão, o comprometimento e a extensão da lesão tendínea.

TRATAMENTO

O tratamento da tendinite do bíceps femoral costuma ser conservador, com medicamentos anti-inflamatórios, fisioterapia e repouso. Casos avançados podem precisar de cirurgia.

ESPECIALISTA

No caso de suspeita de tendinite do bíceps femoral, o paciente deve interromper as suas atividades físicas e consultar um médico ortopedista especialista em joelho.