TENDINITE DO POPLÍTEO

Tendinite é o termo médico que significa inflamação em um tendão. Os tendões são estruturas fibrosas, esbranquiçadas, não-contráteis, formadas por tecido conjuntivo. Eles ligam as extremidades dos músculos aos ossos. Um tendão pode inflamar se sofrer um traumatismo ou for muito solicitado.

TENDÃO DO POPLÍTEO

O músculo poplíteo é um pequeno músculo localizado profundamente na região posterior do joelho. Ele cruza posteriormente a articulação do joelho. O seu tendão tem a particularidade de ser intra-articular no joelho, preenchendo o hiato poplíteo no seu cruzamento no menisco lateral.

TENDINITE DO POPLÍTEO

Processos inflamatórios podem acometer o tendão do músculo poplíteo porque ele é um tendão bastante solicitado, principalmente durante algumas atividades esportivas. A tendinite do poplíteo é comum em atletas corredores de longa distância. O processo inflamatório se desenvolve pela repetição do movimento de flexão e extensão do joelho e é mais fácil de acontecer quando a musculatura não está devidamente alongada.

A tendinite do poplíteo começa com uma pequena dor atrás do joelho, normalmente ao redor do tendão, que vai aumentando com o passar do tempo se não for diagnosticada e tratada corretamente. A dor aumenta com atividades repetitivas de flexão e extensão do joelho, como acontece na corrida. A palpação da região do tendão inflamado também aumenta a dor.

POPLÍTEO

O diagnóstico da tendinite do poplíteo pode ser feito pelo exame de ressonância magnética do joelho.

O tratamento da tendinite do poplíteo costuma ser conservador, com medicamentos anti-inflamatórios, fisioterapia e repouso.