CÁPSULA ARTICULAR DO JOELHO

A cápsula articular do joelho é uma estrutura fibrosa que envolve toda a articulação deixando-a hermeticamente fechada. Ela é uma estrutura muito importante para a estabilidade mecânica do joelho. As paredes internas da cápsula articular do joelho são revestidas por tecido sinovial, o tecido especializado em produzir o líquido sinovial, que é o líquido lubrificante natural das articulações sinoviais. A estrutura capsular da articulação do joelho pode ser lesionada e também pode ser sede de doenças.

CÁPSULA ARTICULAR

A cápsula articular do joelho é uma estrutura anatômica que envolve toda a articulação. Ela é uma estrutura importante, juntamente com os ligamentos, para a estabilidade do joelho. A articulação do joelho é hermeticamente fechada pela cápsula articular. A cápsula articular do joelho é uma estrutura fibrosa e forte. Ela apresenta duas camadas. A camada externa é uma membrana fibrosa e resistente. A camada interna é revestida por tecido sinovial. O tecido sinovial, também conhecido como membrana sinovial ou apenas sinóvia, é responsável pela produção e absorção contínua do líquido sinovial, o líquido lubrificante natural do joelho. A cápsula articular do joelho forma alguns sacos ao redor da articulação, conhecidos como bursas, e também apresenta uma almofada de gordura atrás do ligamento patelar chamada de gordura de Hoffa.

ESTABILIDADE ARTICULAR

A principal função da camada externa da cápsula articular do joelho é fornecer estabilidade para as articulações femorotibial e femoropatelar ao manter os ossos do joelho juntos e em suas posições corretas para a harmonia dos movimentos articulares. A estrutura capsular externa é formada por tecido conjuntivo forte, pouco elástico e muito resistente.

PLICAS SINOVIAIS

A membrana sinovial forma pregas para o interior do espaço articular a partir das paredes capsulares internas. Essas pregas de tecido sinovial são chamadas de plicas sinoviais. O joelho tem várias plicas sinoviais. Uma plica sinovial pode se tornar sintomática quando é acometida por um processo inflamatório. Dor e estalos quando se movimenta o joelho são os sintomas mais comuns de uma plica sinovial inflamada. A plica médio-patelar é a plica do joelho que mais costuma inflamar.

CÁPSULA ARTICULAR JOELHO

LUBRIFICAÇÃO ARTICULAR

A principal função da camada interna da cápsula articular do joelho é a produção do líquido sinovial, que é o lubrificante natural da articulação do joelho. O líquido sinovial é um líquido bastante viscoso, devido à presença de ácido hialurônico na sua composição, e sua principal função é diminuir o atrito entre as superfícies de cartilagem dos ossos que se articulam dentro do joelho. O líquido sinovial é também responsável pela nutrição da cartilagem.

DERRAME ARTICULAR

Derrame articular é o acúmulo de líquido dentro da articulação. Os derrames articulares do joelho são contidos pela cápsula articular. O joelho é a maior articulação do nosso corpo e, por esse motivo, é capaz de acumular grandes volumes de líquido. O volume normal de líquido sinovial num joelho saudável varia de 4 a 6ml, mas esse volume pode facilmente passar os 100ml em casos de lesões e/ou doenças articulares.

LESÕES DA CÁPSULA ARTICULAR

A cápsula articular do joelho pode sofrer lesão. Os mecanismos de lesão mais comuns da cápsula articular do joelho são: hiperextensão do joelho, entorse articular com rotação externa da perna e entorse do joelho estando o pé em flexão plantar. Contusões e luxações também podem lesionar a cápsula articular do joelho. O diagnóstico das lesões da cápsula articular do joelho é feito pelo exame de ressonância magnética. É comum, quando existe lesão capsular do joelho, a presença de lesões ligamentares. O ligamento cruzado anterior, o ligamento colateral medial, o ligamento patelofemoral medial e o ligamento cruzado posterior são os ligamentos do joelho mais lesionados quando existe lesão capsular.