VERRUGA NO JOELHO

Verruga no joelho é uma lesão de pele benigna, comum em crianças e adolescentes, associada à infecção pelo papilomavírus humano ( HPV ). O joelho é uma localização comum para o desenvolvimento de verrugas porque é uma região do corpo sujeita a traumatismos que facilitam a inoculação epidérmica do vírus. Verrugas no joelho podem surgir em pessoas de todas as idades.

VERRUGA NO JOELHO

Verruga no joelho é uma proliferação benigna da pele causada pelo papilomavírus humano ( HPV ). O vírus entra na pele através de microlesões ou machucados, que são frequentes na região do joelho, principalmente em crianças e adolescentes. Joelhos esfolados são comuns nos pacientes dessa faixa etária. O pico de incidência de verrugas ocorre entre os 12 e 16 anos de idade. Verrugas são contagiosas e se disseminam pelo contato com pacientes infectados ou pelo contato de áreas contaminadas com áreas não contaminadas do corpo. O simples fato de coçar a área onde está a verruga pode espalhar o vírus. A lesão verrucosa tem aspecto elevado, endurecido, com superfície áspera e esbranquiçada. Pode ser uma lesão isolada ou várias lesões juntas, cujo tamanho varia de poucos milímetros até alguns centímetros de diâmetro. Verrugas podem ter diversas formas. As verrugas vulgares são o tipo mais comum entre as diversas formas de verrugas e são também são as que mais acometem a região da articulação do joelho. Verrugas costumam não apresentar sintomas. Eventualmente podem sangrar ou apresentar alguma dor.

VERRUGA JOELHO

PAPILOMAVÍRUS HUMANO

Papilomavírus humano, ou HPV, é o nome genérico de um grupo de mais de cento e cinquenta diferentes vírus que podem provocar a formação de verrugas na pele e nas mucosas. O HPV é um vírus DNA que apresenta tropismo pelas células epiteliais, causando infecções. A replicação do HPV ocorre nos núcleos das células escamosas.

O diagnóstico de verruga no joelho é feito clinicamente pela inspeção da área infectada pelo médico dermatologista. Raramente é necessária uma biópsia de pele para se fazer o diagnóstico. Calos, líquen plano, queratose seborreica, acrocórdons e carcinoma de células escamosas são os diagnósticos diferenciais.

Verrugas no joelho podem ser tratadas com a aplicação de ácidos, eletrocauterização, crioterapia, laser ou infiltração intralesional. A escolha do melhor tratamento depende do número de lesões, dos tamanhos das lesões e da idade do paciente.