CALOS NO JOELHO

CALOS NO JOELHO

Calos no joelho são áreas de espessamento da pele da articulação que se torna endurecida por causa de atrito ou pressão repetitiva no local. Um calo é uma área circunscrita de hiperqueratose que se forma na pele de um lugar que sofre atrito ou hiperpressão repetidamente. Calos são formações superficiais e geralmente são assintomáticos. Calos no joelho são conhecidos como calos de oração porque são comuns nas pessoas religiosas que oram ajoelhadas diariamente.

CALOS NO JOELHO

Calos no joelho são áreas de hiperqueratose que se formam geralmente na região anterior da articulação devido a atrito repetitivo ou aumento de pressão sobre a pele. A hiperqueratose é o espessamento da parte mais externa da epiderme que é conhecida como estrato córneo. As células do estrato córneo são ricas em queratina, uma proteína fibrosa encontrada nas células epiteliais que dá firmeza, elasticidade e resistência à pele. A área onde se forma o calo fica com a pele espessada e endurecida por causa da hiperqueratose. Calos não são dolorosos. A pele espessada pela hiperqueratose é menos sensível ao toque do que a pele normal. Calos se formam quando uma determinada área da pele é esfregada ou comprimida em uma atividade repetitiva. Essas atividades podem ser relacionadas à profissão, prática esportiva, hobbies, orações, etc… Os calos nos joelhos são conhecidos como calos de oração porque são frequentemente diagnosticados em pessoas religiosas que oram ajoelhadas todos os dias. Atletas que batem os seus joelhos no chão durante a prática dos seus esportes, como no voleibol, e profissionais que precisam trabalhar ajoelhados, como instaladores de rodapés e trabalhadores da construção civil, costumam desenvolver calos no joelho. Calos podem deixar o joelho escuro.

CALO NO JOELHO

TRATAMENTO

Muitas pessoas ficam incomodadas com os calos no joelho e querem se livrar deles. Calos deixam o joelho feio. A primeira atitude é identificar o que está causando os calos. Qual é a atividade repetitiva que a pessoa faz que exerce fricção ou pressão na área do joelho onde se formou o calo? Identificada a atividade causadora do calo, a pessoa deve procurar modificar a atividade para que seja exercida pressão mínima ou nenhuma pressão no joelho. Não sendo possível modificar a atividade causadora dos calos no joelho, pode-se proteger as áreas com calos com joelheiras almofadadas. Para os religiosos que precisam orar ajoelhados, pode-se fazer as orações com os joelhos apoiados em um tapete espesso e macio. Calos podem ser suavizados em casa. Eles devem ser primeiro amolecidos deixando os joelhos mergulhados em água morna e sabão por 15 minutos. Depois eles devem ser friccionados suavemente com uma pedra-pomes. Uma outra opção é suavizar o calo com o uso de ácido salicílico. Essa técnica deve ser feita por um médico dermatologista para que não se machuque a pele normal ao redor do calo.

PREVENÇÃO

Calos na região do joelho podem ser prevenidos evitando-se atividades que provocam fricção ou hiperpressão na pele da articulação. Não sendo possível evitar as atividades causadoras dos calos, deve-se procurar minimizar o comprometimento da pele com algum tipo de proteção.

CALOS NO JOELHO DO ORADOR

CALOS DO ORADOR

Práticas religiosas podem levar à formação de calos nos joelhos. Pessoas muito religiosas podem desenvolver calosidades nos joelhos porque nos rituais de várias religiões existe o movimento de ajoelhar, ou pôr-se de joelhos, que é a posição do nosso corpo quando os dois joelhos tocam o chão após serem dobrados. Quando apenas um dos joelhos toca o chão depois de dobrado o movimento é chamado de genuflexão. A genuflexão é muito comum em vários rituais religiosos onde o devoto dobra e toca o chão apenas um dos seus joelhos, normalmente o joelho direito, como sinal de adoração. Em algumas sociedades mostrar os calos nos joelhos é uma forma de mostrar às outras pessoas o tamanho da devoção religiosa.