LESÕES DO JOELHO NO SKATE

LESÕES DO JOELHO NO SKATE

O skate é um esporte que consiste em se deslizar sobre o solo equilibrando-se numa prancha com dois eixos e quatro rodinhas. Com o skate o skatista pode fazer diversas manobras com diferentes graus de dificuldade. O skate é uma atividade recreativa muito popular entre crianças e adolescentes. Nos últimos anos os derivados do skate, como longboard e mountain boarding, também se tornaram cada vez mais populares. Embora seja uma atividade divertida e emocionante, o skate traz consigo um sério risco de lesões. Aproximadamente 70.000 lesões, que requerem uma visita a um departamento de emergência hospitalar, ocorrem a cada ano nos Estados Unidos.

SEGURANÇA

Escolher lugares seguros e usar equipamentos de proteção são medidas importantes para evitar lesões graves. Capacete, cotoveleiras e joelheiras são essenciais para o skatista praticar o seu esporte.

JOELHO

Um número significativo de lesões acontece nos joelhos dos skatistas porque a articulação está bastante vulnerável nesse esporte. Cerca de 70% dos machucados ocorrem quando o skatista pousa de uma manobra e/ou muda de direção rapidamente. O impacto da aterrissagem e os movimentos de torção do joelho, inerentes às mudanças de direção, são os mecanismos típicos de lesão de diferentes estruturas do joelho.

LESÕES

As lesões mais comuns nos joelhos dos skatistas são a rotura do ligamento cruzado anterior ( LCA ) e as lesões meniscais. Fraturas, lesão do ligamento cruzado posterior ( LCP ) e lesões do ligamento colateral medial ( LCM ) também acontecem com bastante frequência.

PREVENÇÃO

Os skatistas devem fazer um bom trabalho de alongamento e reforço dos grupos musculares das pernas para diminuir a gravidade das lesões nos joelhos.

ESPECIALISTA

O skatista deve consultar um MÉDICO ORTOPEDISTA ESPECIALISTA EM JOELHO sempre que sentir algum incômodo ou dor nos seus joelhos. Pequenas lesões podem facilmente se agravar se não forem diagnosticadas e tratadas precocemente.

WhatsApp
(41) 98824-3384