PROPRIOCEPÇÃO DO JOELHO

PROPRIOCEPÇÃO DO JOELHO

A propriocepção do joelho é uma função extremamente importante. Ela está presente em todas as atividades que envolvem o movimento da articulação, sendo mais importante nas atividades atléticas, onde o joelho costuma ser excessivamente solicitado. Doenças, lesões e cirurgias podem comprometer a capacidade proprioceptiva do joelho.

PROPRIOCEPÇÃO

A propriocepção, também conhecida como cinestesia, é a capacidade do nosso corpo de sentir um movimento, sua ação e sua localização no espaço. A propriocepção existe em todos os movimentos musculares e articulares. Sem propriocepção, por exemplo, não somos capazes de andar sem pensar no próximo passo. É a propriocepção que permite que você caminhe sem pensar conscientemente sobre onde colocar o pé em seguida. Também é a propriocepção que permite que você, estando com os olhos fechados, toque o seu próprio joelho, sabendo com antecedência onde ele está localizado no espaço antes de tocá-lo.

ANATOMIA DA PROPRIOCEPÇÃO

A propriocepção é resultado da ação de diferentes receptores sensoriais do sistema nervoso que estão distribuídos em todo o nosso corpo. A grande maioria desses receptores está localizada nos músculos, articulações e tendões. O joelho, por ser a maior articulação do nosso corpo, está cheio desses sensores proprioceptivos em toda a sua estrutura. Esses sensores enviam mensagens detalhadas para o cérebro sobre as posições e ações da articulação. O cérebro processa o conjunto das mensagens recebidas dos sensores proprioceptivos articulares, da visão e do sistema vestibular para criar a percepção de onde o corpo está e como ele está se movendo.

RECEPTORES PROPRIOCEPTIVOS

O fuso muscular, o órgão tendinoso de Golgi, o órgão de Paccini e o corpúsculo de Ruffini são os principais receptores sensoriais proprioceptivos do joelho. Eles estão localizados nos músculos, tendões, pele e cápsula articular respectivamente.

ALTERAÇÃO PROPRIOCEPTIVA

Doenças, lesões e cirurgias podem interferir de forma significativa na capacidade proprioceptiva do joelho. Artrose, lesão do ligamento cruzado anterior, lesões nos meniscos, luxação patelar e artroplastia do joelho são as causas mais comuns de alteração da propriocepção do joelho.

TRATAMENTO

As alterações proprioceptivas do joelho são tratadas com fisioterapia. Diversos equipamentos e exercícios fisioterapêuticos podem ser usados para minimizar o comprometimento da propriocepção articular. Exercícios de fortalecimento e equilíbrio, juntamente com estímulos somatossensoriais, fazem parte dos protocolos específicos para melhorar a propriocepção.

WhatsApp
(41) 98824-3384
Cadastro
Agendamento