JOELHO TRAVADO - BLOQUEIO ARTICULAR DO JOELHO

JOELHO TRAVADO

Joelho travado é a condição onde o joelho fica numa posição fixa. O paciente não consegue esticar nem dobrar o joelho. A articulação parece ficar travada. O termo médico para o travamento do joelho é bloqueio articular. O bloqueio articular do joelho pode acontecer por diversos fatores. Quando o joelho fica travado o paciente experimenta uma grande limitação física, uma vez que para andar, sentar, ficar em pé, agachar e ajoelhar há necessidade do livre movimento dos joelhos em toda a sua amplitude.

JOELHO TRAVADO

Joelho travado pode estar associado a várias condições e é um sintoma frequentemente observado pelos médicos ortopedistas. O bloqueio articular do joelho pode ser de dois tipos: bloqueio verdadeiro e bloqueio falso. O falso bloqueio do joelho é o mais comum na prática médica.

BLOQUEIO VERDADEIRO

O bloqueio verdadeiro do joelho acontece quando existe alguma coisa dentro da articulação impedindo mecanicamente o seu livre movimento. O joelho fica realmente travado e qualquer tentativa de mobilizá-lo poderá aumentar a lesão.

BLOQUEIO FALSO

O falso bloqueio articular do joelho ocorre quando o joelho fica imóvel devido a um quadro de dor muito forte, sem que haja alguma coisa impedindo mecanicamente os seus movimentos. O falso bloqueio articular é um mecanismo de proteção do corpo para evitar o aumento da dor. O joelho fica travado devido a contrações e espasmos musculares provocados pela dor. No falso bloqueio articular é possível fazer alguns movimentos com o joelho, desde que a mobilização articular seja feita devagar e com muito cuidado.

JOELHO TRAVADO

CAUSAS DE JOELHO TRAVADO

As causas mais comuns do verdadeiro bloqueio articular do joelho são as lesões de menisco e os corpos livres intra-articulares. Nessas situações fragmentos ou flaps de meniscos, ou ainda pedaços de cartilagem soltos dentro da articulação, podem se interpor na área onde os ossos se articulam e impedir o movimento do joelho. Um exemplo típico de verdadeiro bloqueio articular do joelho por lesão meniscal é a lesão do menisco em alça de balde. No falso bloqueio articular existe uma lesão provocando dor intensa. As causas mais comuns do falso bloqueio articular do joelho são: inflamação das estruturas do joelho, artrose, grande derrame articular, problemas na articulação patelofemoral, plica sinovial ou qualquer traumatismo no joelho que seja severo o suficiente para causar um quadro de dor de forte intensidade como uma fratura, uma lesão ligamentar ou a luxação da patela, por exemplo. O quadro álgico impede a mobilidade do joelho e ele fica imóvel numa determinada posição para que a dor no joelho do paciente não aumente. O falso bloqueio articular do joelho também pode acontecer depois de uma cirurgia. É comum o joelho parecer travado nos primeiros dias após um procedimento cirúrgico, mas a mobilidade tende a voltar ao normal com o passar dos dias e com as sessões de fisioterapia. Existem ainda outras causas de travamento do joelho que não são muito comuns. Dentre essas causas mais raras podemos citar a gota, a artrofibrose, a osteocondrite dissecante, a osteonecrose, o edema ósseo, a condromatose sinovial, o lipoma arborescente e a sinovite vilonodular pigmentada.

BLOQUEIO DO JOELHO

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico da causa do joelho travado é feito, mais comumente, com a realização de exames de imagem. RX, ecografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética são os exames de imagem que o médico especialista costuma solicitar para diagnosticar a causa do joelho travado.

TRATAMENTO

O tratamento do joelho travado será focado no tratamento da causa do bloqueio articular. O tratamento poderá ser conservador ou exigir cirurgia, dependendo do diagnóstico. Os tratamentos conservadores mais comuns envolvem repouso, imobilização, compressas de gelo, medicamentos anti-inflamatórios e fisioterapia. As cirurgias para tratamento de joelho travado, quando o bloqueio articular é verdadeiro e causado por lesões meniscais ou corpos livres, podem ser feitas por artroscopia.

ESPECIALISTA

Pacientes com bloqueio articular do joelho devem consultar um médico ortopedista especialista em joelho para que sejam avaliados. Deixar de consultar um especialista poderá aumentar a lesão que provocou o travamento do joelho e ainda deixar sequelas no futuro. Quanto mais cedo se faz o diagnóstico da causa do bloqueio articular, melhor é o prognóstico para o paciente. O joelho não pode ficar travado por muito tempo.

WhatsApp
(41) 98824-3384
Cadastro
Agendamento