ATROFIA MUSCULAR NO JOELHO

Atrofia muscular no joelho pode ter diversas causas e acometer pessoas de todas as idades. A coxa e a região da articulação do joelho parecem emagrecer e os músculos ficam enfraquecidos quando existe atrofia muscular. Com exceção dos casos patológicos, o processo de atrofia dos músculos do nosso corpo é bastante comum e fisiológico nas pessoas da terceira idade.

ATROFIA MUSCULAR NO JOELHO

Atrofia muscular no joelho pode ter diversas causas. Atrofia muscular é a redução do volume e o consequente enfraquecimento de um músculo. As células musculares, chamadas de miócitos, diminuem de volume quando o músculo sofre o processo de atrofia. Os músculos do joelho, que são os músculos quadríceps e isquiotibiais, são os maiores músculos do nosso corpo. Esses músculos, quando atrofiados, deixam o joelho e a coxa do paciente com aspecto emagrecido. O comprometimento da força muscular pode afetar, dependendo do grau da atrofia, a deambulação. Desuso, envelhecimento, traumatismos, comprometimento neurológico e artrose são as causas mais comuns de atrofia muscular no joelho.

ATROFIA POR DESUSO

A atrofia muscular por desuso é a atrofia mais comum. Ela acontece por desuso da musculatura. O trofismo muscular, para ser mantido, precisa de atividade muscular. A atrofia por desuso é mais comum de ser diagnosticada em pessoas da terceira idade, pessoas sedentárias e pessoas que tiveram um membro imobilizado. A imobilização do membro inferior para o tratamento de uma fratura, por exemplo, pode atrofiar todos os músculos do joelho.

ATROFIA NEUROGÊNICA

A atrofia muscular neurogênica acontece quando existe uma lesão envolvendo os nervos que inervam um músculo. A atrofia neurogênica é mais grave do que a atrofia por desuso. Neuropatias, esclerose lateral amiotrófica, acidente vascular cerebral, lesões da medula espinhal e poliomielite são exemplos de doenças neurológicas que podem causar atrofia muscular no joelho.

ATROFIA MUSCULAR JOELHO

ATROFIA PÓS-CIRÚRGICA

Os músculos do joelho, principalmente o quadríceps femoral, são muito suscetíveis a atrofiar. Distensões musculares, traumatismos e cirurgias podem provocar atrofia muscular no joelho. Pacientes que tiveram o joelho submetido a uma intervenção cirúrgica notam, nos dias seguintes ao procedimento, que a coxa fica mais fina do que o lado contralateral. O uso de fixadores externos para o tratamento de fraturas da coxa e da perna também provoca redução volumétrica da musculatura do joelho.

ATROFIA DA ARTROSE

Pacientes com artrose no joelho costumam apresentar atrofia muscular. Existe uma dúvida entre os estudiosos se a atrofia muscular do joelho é causada pela artrose ou se o enfraquecimento muscular do joelho é a causa da artrose. A atrofia muscular do paciente com artrose no joelho tende a aumentar com o passar do tempo. Um dos motivos para a atrofia pode ser a diminuição dos movimentos do joelho devido à dor que a doença provoca na articulação.

O diagnóstico de atrofia muscular no joelho é feito através do exame físico e pode ser confirmado pelo exame de eletroneuromiografia. No exame físico do joelho o volume muscular pode ser avaliado pela perimetria da coxa, ou seja, a medida da circunferência da coxa, com o uso de uma fita métrica, em diferentes níveis.

O tratamento da atrofia muscular depende da causa e da gravidade da atrofia. A atrofia muscular pode ser tratada com fisioterapia, exercícios de musculação, eletroestimulação e reposição hormonal. O objetivo do tratamento é a hipertrofia muscular, ou seja, o ganho de massa muscular.

PREVENÇÃO

A atrofia muscular no joelho pode ser prevenida com a prática frequente de exercícios físicos envolvendo os membros inferiores e boa alimentação. A ingestão de proteínas é essencial para manutenção do trofismo muscular. O sedentarismo deve ser evitado. Pessoas da terceira idade devem ser estimuladas a praticar exercícios físicos regularmente.