PERIMETRIA DO JOELHO

PERIMETRIA DO JOELHO

Perimetria do joelho é a medida da circunferência da articulação, que é determinada com o uso de uma fita métrica antropométrica. A perimetria do joelho serve para avaliação do trofismo muscular, edema de partes moles e derrame articular. Também é usada em fórmulas matemáticas da composição corporal. A perimetria faz parte do exame físico do joelho e as circunferências dos dois joelhos são comparadas.

PERIMETRIA DO JOELHO

Perimetria do joelho é a manobra semiológica para mensurar a circunferência da articulação. Com o uso de uma fita métrica, posicionada em pontos distintos previamente marcados na pele, o médico examinador mede a circunferência da articulação. O perímetro é o comprimento máximo da circunferência de um segmento corporal, medido em ângulo reto em relação ao seu maior eixo e em pontos distintos previamente marcados com lápis dermográfico. A perimetria do joelho é um método simples de medir as mudanças nas dimensões da articulação ao longo do tempo. Alterações do trofismo dos músculos do joelho, edema das partes moles ao redor do joelho e derrames articulares podem ser verificados medindo-se a circunferência articular. A identificação e o acompanhamento da evolução dessas alterações volumétricas do joelho são possíveis através da perimetria da articulação. Acompanhar o joelho desinchar ou verificar o ganho da força muscular após uma lesão ou cirurgia são exemplos da utilidade da perimetria articular. Outro uso das medidas circunferenciais do joelho é para a escolha do tamanho de uma joelheira. Médicos ortopedistas e fisioterapeutas são os profissionais que mais utilizam a perimetria do joelho no dia a dia.

COMO MEDIR

A perimetria do joelho é feita com o paciente em decúbito dorsal na mesa de exames. O paciente deve ser informado sobre o procedimento. O paciente deve estar relaxado. Um lápis dermográfico é usado para a marcação de dois pontos de referência distintos nos joelhos. A perimetria do joelho deve sempre ser comparativa, ou seja, medida nos dois joelhos. Os pontos de referência mais usados na ortopedia são a borda superior da patela e a pólo inferior da patela. Outros pontos podem ser usados à critério do médico examinador. Uma fita métrica antropométrica é usada para a medida da circunferência do joelho. A fita deve ser posicionada nos pontos de referência para se fazer a leitura. A medida é repetida duas vezes em cada ponto para maior precisão. O valor medido é anotado no prontuário médico do paciente junto com a data e o horário da medida.