CISTO PARAMENISCAL

CISTO PARAMENISCAL

Cisto parameniscal é uma pequena bolsa, preenchida com líquido sinovial, que se forma próximo ou junto a um dos meniscos do joelho. Um cisto parameniscal costuma estar associado a uma lesão meniscal, mas existem cistos parameniscais que se formam junto a um menisco íntegro. A formação de cistos parameniscais é mais comum no menisco lateral. Na maioria das vezes o cisto parameniscal é diagnosticado quando o paciente faz o exame de ressonância magnética do joelho.

CISTO PARAMENISCAL

Cisto parameniscal é uma pequena bolsa ou vesícula, preenchida com líquido sinovial, que se forma próximo ou junto a um dos meniscos do joelho. Alguns autores dividem os cistos do menisco em paramenisais e perimeniscais. O cisto parameniscal é um cisto intra-articular. Cistos são tumores ou nódulos benignos que podem se formar em qualquer parte do nosso corpo. Cistos no joelho são muito comuns. Os cistos parameniscais são cistos sinoviais, também chamados de cistos gangliônicos ou ganglionares. São pequenas formações cujo conteúdo é o líquido sinovial concentrado que toma a forma de um gel. O líquido sinovial é o líquido lubrificante natural das articulações. Os cistos parameniscais costumam ser indolores e, quando superficiais e grandes, podem ser palpados. Muitos desses cistos aparecem e desaparecem sem que haja necessidade de um tratamento específico. Não se sabe a causa exata do desenvolvimento desses cistos nos meniscos. Sabe-se que são benignos e que, na maioria das vezes em que são diagnosticados nos exames de imagem, costumam estar associados a uma lesão meniscal. No menisco medial os cistos se formam mais comumente na região do corno posterior. No menisco lateral os cistos se formam mais comumente na região do corpo e do corno anterior. Lesões horizontais ou complexas do menisco dão origem a cistos parameniscais. Já as lesões radiais ou verticais dão origem a cistos perimeniscais. Cistos parameniscais raramente são maiores do que 2 cm de diâmetro. O tamanho típico varia de 0,3 a 9 mm de diâmetro.

MENISCO

Os meniscos do joelho são estruturas formadas por fibrocartilagem, com o formato de meia-lua, que se interpõem entre o fêmur e a tíbia. Cada joelho tem dois meniscos. Eles funcionam como amortecedores do joelho. Os meniscos são estruturas muito importantes. Lesões meniscais são relativamente comuns. Elas acontecem em joelhos de pessoas jovens e ativas ( lesões traumáticas ) e em joelhos de pessoas com mais idade ( lesões degenerativas ). O mecanismo mais comum de lesão traumática do menisco acontece quando o joelho é torcido ao mesmo tempo em que está sustentando o peso do corpo.

CISTO PARAMENISCAL JOELHO

SINTOMAS

Acredita-se que os cistos parameniscais sejam assintomáticos, exceto nos casos onde sejam grandes o suficiente para comprimir estruturas adjacentes e provocar dor por compressão. Os sintomas que os pacientes com cistos parameniscais apresentam no joelho costumam ser os sintomas da lesão meniscal: dor, inchaço, estalos e bloqueio articular.

DIAGNÓSTICO

Cistos parameniscais costumam ser achados de exames de imagem. A ressonância magnética é o melhor exame para se diagnosticar as lesões do joelho. Cistos nos meniscos são diagnosticados nesse exame. Até 4% das ressonâncias magnéticas de joelho mostram cistos nos meniscos. Quando são grandes o suficiente, eles podem também ser diagnosticados em ecografias do joelho.

TRATAMENTO

Não existe um tratamento específico para o cisto parameniscal. Se forem pequenos e não associados a uma lesão meniscal, o tratamento é apenas a observação clínica. Se forem pequenos e associados a uma lesão meniscal, o tratamento será direcionado à lesão do menisco. Se forem grandes e estiverem comprimindo estruturas adjacentes, eles podem ser ressecados cirurgicamente. A taxa de recidiva após a ressecção cirúrgica de cistos sinoviais no joelho é grande e esse detalhe deve ser levado em consideração antes de se pensar em ressecar um cisto.

ESPECIALISTA

Pacientes com diagnóstico de cisto parameniscal devem consultar um médico ortopedista especialista em joelho para o tratamento correto do cisto e de eventuais lesões meniscais associadas.