CURA DA ARTROSE DO JOELHO

Hipócrates, o médico grego conhecido como Pai da Medicina, que viveu entre os anos 460 e 370 A.C., já ensinava que as erosões ou lesões da cartilagem não se curavam. Hoje, em pleno século 21, apesar de inúmeros estudos e pesquisas, continuamos comprovando todos os dias, nos nossos pacientes, que o tecido cartilaginoso realmente não se regenera.

CARTILAGEM

A cartilagem é um tecido conjuntivo bastante especializado cuja capacidade de regeneração é praticamente nula porque trata-se de um tecido que não é vascularizado e que tem poucas células. Além disso, o metabolismo das células condrais é bastante baixo porque o oxigênio e os nutrientes chegam a elas em quantidades bastante limitadas e por difusão. A cartilagem não se regenera. Uma vez degradada, não há volta. Pacientes que têm artrose no joelho já sabem disso.

SEM CURA CONHECIDA

A artrose é uma doença que ainda não tem cura conhecida, ou seja, não existe um tratamento efetivo que regenere a cartilagem que se desgastou e que possa ser usado indistintamente para todos os pacientes que sofrem com a doença, fazendo com que o joelho doente volte a ser como era dez ou quinze anos atrás. Apesar de não ter cura conhecida, existem vários tratamentos possíveis para diminuir o principal sintoma da doença, que é a dor, e também diminuir a velocidade da degeneração da cartilagem.

VISCOSSUPLEMENTAÇÃO

A viscossuplementação da 3ª geração, com o uso da combinação de novos medicamentos, é um dos melhores tratamentos disponíveis no momento. Muitos pacientes voltaram e ter uma vida praticamente normal e afastaram a possibilidade de um procedimento mais radical, como uma cirurgia de prótese de joelho, por exemplo.