EQUILÍBRIO MUSCULAR E LESÕES NO JOELHO

EQUILÍBRIO MUSCULAR E LESÕES NO JOELHO

A localização do joelho no meio do membro inferior faz dele um local para a transmissão de forças da coxa para a perna e também um fulcro de uma forte alavanca. São os potentes músculos ao redor do joelho que promovem o seu movimento e são responsáveis pelas características biomecânicas peculiares da articulação.

EQUILÍBRIO MUSCULAR

O equilíbrio perfeito entre os diferentes grupos musculares ao redor do joelho é muito importante para que, biomecanicamente, a transmissão das forças seja perfeita e o risco de lesões seja diminuído. O equilíbrio muscular, sabe-se hoje, é um dos fatores mais importantes para a prevenção de lesões.

PERFORMANCE

O equilíbrio muscular adequado pode melhorar a performance física de atletas. Os grupos musculares precisam estar equilibrados entre si em relação à força e ao alongamento. A avaliação do equilíbrio muscular pode ser feita pelo equipamento chamado DINAMÔMETRO ISOCINÉTICO COMPUTADORIZADO. O equipamento é indicado para a avaliação pré-participação de atletas em atividades que exigem muito trabalho dos joelhos e também pode ser usado na recuperação de lesões ou de cirurgias do joelho.

DESEQUILÍBRIOS MUSCULARES

Desequilíbrios musculares podem aparecer devido a lesões no passado, desuso ou treinamento incorreto. O desequilíbrio muscular aparece quando a diferença de forças entre grupos musculares antagônicos excede determinado limite. Nesses casos, o grupo muscular mais fraco fica vulnerável às lesões, bem como a articulação da qual ele faz parte. No futebol, por exemplo, os músculos posteriores da coxa têm uma incidência maior de lesões porque a musculatura anterior costuma ser a mais forte.

AVALIAÇÃO

A avaliação do equilíbrio muscular deve ser feita por um profissional habilitado, normalmente um fisioterapeuta, educador físico ou fisiologista do esporte. Esse tipo de avaliação é fundamental em atletas profissionais.

WhatsApp
(41) 98824-3384