LESÕES DO JOELHO NO GOLFE

LESÕES DO JOELHO NO GOLFE

A prática do golfe está aumentando no Brasil. O esporte existe no país desde o início do século 20. O clube de golfe brasileiro mais antigo é o São Paulo Golf Club, fundado em 1.901. O Gávea Golf, no Rio de Janeiro, foi fundado em 1.921. Atualmente o Brasil tem 117 campos de golfe e cerca de 20 mil golfistas. Em Curitiba o primeiro campo foi fundado junto com a fundação do Graciosa Country Club em 14 de julho de 1.927. O Alphaville Graciosa Clube inaugurou o seu campo em janeiro de 2.001.

ESTATÍSTICAS

As lesões no joelho não são as lesões mais comuns nos golfistas, mas elas costumam acontecer com alguma frequência. Cerca de 10% das lesões relacionadas ao golfe envolvem o joelho.

TIGER WOODS

Tiger Woods, um dos maiores jogadores de golfe de todos os tempos, já sofreu várias lesões nos seus joelhos. Ele já foi submetido a duas cirurgias para retiradas de cistos, uma cirurgia para tratamento de lesão de menisco e duas cirurgias para reconstrução do ligamento cruzado anterior. Também teve que se afastar do golfe por alguns meses para tratar uma lesão no ligamento colateral medial e fraturas de estresse.

GOLF SWING

O movimento de tacada do golfe, chamado de SWING, é o principal responsável pelas lesões. No swing uma grande quantidade de energia é gerada para dar potência à tacada e os joelhos são submetidos a forças rotacionais que podem causar lesões, principalmente durante o backswing e o follow-through.

TIGER WOODS

CAMPO DE GOLFE

Um jogo de golfe costuma durar cerca de 4 horas. O golfista deve caminhar pelo campo para completar os 18 buracos. Durante a caminhada ele passará por lugares íngremes como colinas e bancas de areia. Muitas vezes o swing terá que ser executado com o corpo em posição não ideal, quando a bola está em um lie difícil, sobrecarregando os joelhos.

GOLFISTA

Muitos golfistas têm mais de 60 anos de idade e/ou já apresentam algum machucado no joelho. Um joelho com musculatura mais fraca ou com alguma lesão pré-existente pode vir a ter mais problemas durante a prática do golfe. Jogadores mais novos podem se machucar pelo excesso de treinos e jogos.

LESÕES NO JOELHO

As lesões mais comuns nos joelhos dos golfistas envolvem a articulação da patela, na frente do joelho. A condromalácia patelar é a lesão mais frequente. Depois temos as lesões de menisco, as lesões ligamentares e a piora do quadro de artrose.

ESPECIALISTA

O golfista deve consultar um MÉDICO ORTOPEDISTA ESPECIALISTA EM JOELHO sempre que sentir dor, rangidos, falseios ou perceber o joelho inchado.

WhatsApp
(41) 98824-3384