DOR NO JOELHO EM CORREDORES

DOR NO JOELHO EM CORREDORES

A prática de atividades físicas regulares é muito importante para manutenção da boa saúde. Ultimamente temos visto um grande número de pessoas praticando corrida. Correr virou moda e isso é ótimo! Mas, antes de começar a correr, é preciso prestar atenção em algumas coisas para evitar problemas de saúde.

AVALIAÇÃO CARDIOLÓGICA

A primeira providência, antes de começar a correr, é fazer uma avaliação com um médico cardiologista. Para quem já é corredor, as avaliações devem ser anuais. São recomendações das sociedades internacionais de Cardiologia e de Medicina Esportiva.

AVALIAÇÃO ORTOPÉDICA

Uma avaliação com médico ortopedista também pode ser necessária se a pessoa apresentar algum sintoma de lesão ou doença ortopédica. Dor nas costas, dor no quadril, dor no joelho, dor no tornozelo ou pé precisam ser avaliadas pelo especialista antes de se pensar em correr. A corrida pode agravar determinadas lesões ou doenças ortopédicas.

EDUCADOR FÍSICO

A orientação de um educador físico é fundamental para quem está começando a correr. É preciso aprender a técnica correta de correr e conhecer os vários fatores que afetam diretamente o corpo e que podem causar problemas durante uma corrida como aquecimento, alongamentos, tipo de terreno em que se vai correr, clima, roupa ideal, hidratação, alimentação, tipos de tênis, melhor hora do dia para correr e os sinais/sintomas de sobrecarga e/ou lesão. Pessoas desavisadas, que não observam esses vários fatores, podem ter problemas de saúde. As lesões no joelho, por exemplo, são comuns nesses corredores que não se preparam. Condromalácia patelar, lesões nos meniscos, síndrome do trato iliotibial, tendinite do poplíteo, tendinite patelar, tendinite quadricipital, tendinite da pata de ganso, tendinite do semimembranáceo e fraturas de estresse são as lesões mais comuns nos joelhos dos corredores.

ESTEIRA DE CORRIDA

A corrida na esteira é praticada por muitas pessoas devido às suas vantagens: é mais seguro em locais onde há violência urbana, a esteira absorve mais impactos, pode-se correr a qualquer hora do dia, pode-se controlar o ritmo da corrida e a frequência dos batimentos cardíacos, e a corrida pode ser feita num espaço físico pequeno. Correr na esteira de corrida é fácil, mas a técnica de corrida é um pouquinho diferente do que na corrida convencional. A orientação de um educador físico é fundamental para você correr corretamente na esteira e evitar lesões no joelho.

ESPECIALISTA

Se você perceber algum desconforto ou dor nos joelhos ao correr, bem como inchaço, barulhos ou falseios, consulte um MÉDICO ORTOPEDISTA ESPECIALISTA EM JOELHO. Lesões no joelho,  quando diagnosticadas e tratadas no seu começo, têm um bom prognóstico. Isso pode evitar grandes problemas no futuro.

WhatsApp
(41) 98824-3384