JOELHO ESTALANDO

Joelho estalando não significa, necessariamente, que existe algum problema na articulação. Por outro lado, vários problemas do joelho podem provocar estalos. Muitas pessoas têm os joelhos estalando e ficam em dúvida se os estalos articulares que percebem são sinais de algum problema no joelho ou se são ruídos normais da articulação. Na maioria das vezes, um joelho estalando não deve ser motivo de preocupação. Mas é bom conhecer as principais causas de joelho estalando.

JOELHO ESTALANDO

Joelho estalando quando se movimenta a articulação costuma nem ser percebido pela maioria das pessoas. Estalos e estalidos no joelho geralmente não são sinais de que algo está errado. Mas alguns problemas envolvendo a articulação do joelho podem provocar esses barulhos e saber quais são esses problemas é importante para que determinadas patologias causadoras de ruídos nos joelhos não passem desapercebidas. Joelho estalando pode ser observado na maioria das pessoas quando agacham, ajoelham ou percorrem o arco completo do movimento articular. O joelho estalando costuma não ser percebido pela maioria das pessoas, exceto quando os estalos são muito frequentes e/ou estão associados com outros sintomas como dor, inchaço e falseio da articulação.

BARULHOS NO JOELHO

Joelhos saudáveis fazem barulhos quando são movimentados. O joelho é a maior articulação do corpo humano. Ele é uma estrutura bastante complexa formada por vários tecidos histológicos diferentes. Ossos, cartilagem, meniscos, tendões, ligamentos, cápsula articular, tecido sinovial, músculos e o próprio líquido sinovial, que é o líquido lubrificante da articulação, podem produzir ruídos quando a articulação é movimentada. O deslocamento do ar e do líquido sinovial dentro do joelho quando a articulação é fletida ou estendida é a causa mais comum do joelho estalando. Não percebemos esses ruídos do joelho quando andamos, por exemplo, mas a movimentação da articulação produz, naturalmente, vários ruídos. Eles não costumam ser percebidos porque a intensidade do som produzido costuma ser baixa.

ESTALO SIMPLES

O estalo simples, comum, acontece por causa do deslocamento de ar e do líquido sinovial dentro do joelho quando ele é movimentado após ficar algum tempo parado ou quando é fletido e estendido até o extremo da amplitude do movimento articular. Microbolhas de ar são formadas no líquido sinovial durante a movimentação articular. Com o passar do tempo, essas microbolhas se juntam formando bolhas de ar maiores que podem provocar estalos quando estouram. O estalo simples costuma acontecer apenas uma vez e depois não se repete com a continuidade do movimento porque o ar e o líquido sinovial já se deslocaram no primeiro movimento que provocou o estalo.

QUANDO DEVO ME PREOCUPAR?

Ruídos ao movimentar o joelho são normais. Eles devem ser motivos de preocupação em algumas situações: quando são constantes e parecem estar aumentando com o passar do tempo e/ou quando associados a dor, inchaço e falseio da articulação. Ruídos que aparecem no joelho após traumatismos, e que não existiam antes, também devem ser motivo de preocupação. Nesses casos o joelho estalando pode ser um sintoma de algum problema articular. Várias lesões e/ou doenças articulares podem deixar o joelho estalando. As mais comuns são: lesão meniscal, menisco discóide, lesão condral, síndrome do trato iliotibial, sinovite, tendinite, bursite, corpo livre, condromalácia patelar, obesidade, instabilidade patelofemoral, lesão ligamentar, plica sinovial e falta de alongamento.

JOELHO ESTALANDO AO MOVIMENTAR

LESÃO MENISCAL

O joelho tem dois meniscos. Os meniscos são estruturas de fibrocartilagem, com o formato de meia-lua, interpostos entre o fêmur e a tíbia. Os meniscos são os amortecedores do joelho. Algumas lesões meniscais podem deixar o joelho estalando. Os estalos acontecem quando o joelho é movimentado e desloca os fragmentos da lesão meniscal. Um joelho estalando pode ter, como causa, uma lesão meniscal. Lesões meniscais pequenas costumam ser assintomáticas, As lesões maiores e instáveis são aquelas que apresentam sintomas.

MENISCO DISCÓIDE

O menisco discóide é uma anomalia congênita. O menisco discóide tem aspecto arredondado ao invés de ter o formato de uma meia-lua. Meniscos discóides pode ser a causa de um joelho estalando, principalmente em adolescentes. O menisco discóide pode ser incompleto, completo ou hipermóvel.

LESÃO CONDRAL

Os ossos dentro da articulação do joelho são revestidos por cartilagem, o tecido branco e brilhante que reveste as extremidades ósseas dentro das articulações sinoviais. A cartilagem pode deixar o joelho estalando se irregularidades, provocadas por doenças como artrose e condromalácia, ou traumatismos, comprometerem a sua estrutura. Fissuras e erosões na cartilagem provocam barulhos no joelho.

SÍNDROME DO TRATO ILIOTIBIAL

A síndrome do trato iliotibial é o processo inflamatório que acontece entre o trato iliotibial e o côndilo lateral do fêmur. A patologia é comum em corredores e ciclistas. O processo inflamatório, quando exacerbado, pode fazer com que o joelho fique estalando quando o joelho é fletido e estendido. A síndrome do trato iliotibial é também conhecida como joelho do corredor.

SINOVITE

As paredes internas da articulação do joelho são revestidas pelo tecido sinovial, que é o tecido responsável pela produção e absorção constantes do líquido sinovial. Várias doenças podem provocar inflamação do tecido sinovial. A sinovite, que deixa o tecido sinovial um pouco mais espessado do que o normal, pode provocar estalos no joelho.

JOELHO ESTALANDO QUANDO DOBRA

TENDINITE

A articulação do joelho é envolta por vários tendões dos músculos do joelho. Os tendões são estruturas fibrosas, esbranquiçadas, não-contráteis, formadas por tecido conjuntivo. Os tendões ligam os músculos aos ossos. Os tendões do joelho podem provocar barulhos na articulação quando são acometidos por processos inflamatórios. As tendinites mais comuns, que podem deixar o joelho estalando, são: tendinite patelar, tendinite quadricipital, tendinite da pata de ganso e tendinite do bíceps femoral.

BURSITE

A articulação do joelho é envolta por muitas bursas. Bursas são estruturas anatômicas com o formato de pequenas bolsas que são preenchidas com líquido sinovial. Elas estão localizadas nos pontos onde os músculos e tendões atritam com os ossos. Bursites podem deixar o joelho estalando quando ele é movimentado. As bursites mais comuns do joelho são: bursite pré-patelar, bursite infra-patelar, bursite da pata de ganso e bursite do semimembranáceo, também conhecida como cisto de Baker.

CORPO LIVRE

Um corpo livre no joelho é um fragmento de osso, cartilagem ou menisco que se desprendeu do seu local de origem e está solto dentro do espaço articular. Um corpo livre, dependendo da sua localização e movimentação dentro da articulação, pode ser a causa do joelho estalando. Um corpo livre dentro do joelho pode se tornar um problema e, em alguns casos, precisa ser retirado cirurgicamente.

CONDROMALÁCIA PATELAR

A condromalácia patelar é uma doença caracterizada pelo amolecimento da cartilagem que reveste internamente a patela. Na condromalácia patelar existe comprometimento da estrutura condral da patela, com a formação de irregularidades que podem ser a causa de um joelho estalando quando ele é movimentado. A condromalácia patelar é uma doença que é mais comum em mulheres jovens.

OBESIDADE

O aumento do peso corporal acima do que é considerado normal sobrecarrega muito a articulação do joelho. O joelho, biomecanicamente falando, é o centro de uma alavanca que multiplica a força nele aplicada. Pequenos aumentos no peso corporal aumentam significativamente a sobrecarga articular. Os estalos no joelho podem aumentar de intensidade quando a pessoa ganha peso.

CAUSAS DE JOELHO ESTALANDO

INSTABILIDADE PATELOFEMORAL

Alterações anatômicas da articulação patelofemoral podem causar estalos no joelho. A displasia da tróclea femoral é a causa mais comum desses estalos. A patela, por causa da displasia troclear, não se movimenta corretamente na frente do joelho. A instabilidade patelofemoral pode deixar o joelho estalando por causa do desgaste que provoca na cartilagem da patela, independentemente da alteração anatômica. A luxação da patela, que é o deslocamento da patela do seu sulco no fêmur, acontece nos casos de grande instabilidade patelofemoral.

LESÃO LIGAMENTAR

A rotura do ligamento cruzado anterior, ligamento colateral medial e ligamento patelofemoral medial são as lesões ligamentares do joelho que provocam estalos na articulação. Os estalos, no entanto, costumam ser únicos e acontecem no exato momento em que os ligamentos são lesionados. Lesões envolvendo os ligamentos do joelho são mais comuns em pacientes jovens e ativos.

PLICA SINOVIAL

Plicas sinoviais são pregas da membrana sinovial que se projetam para dentro da articulação do joelho. Uma plica sinovial hipertrofiada e/ou inflamada pode deixar o joelho estalando. A plica sinovial médio-patelar é a plica que mais provoca barulhos no joelho. Quando inflamada e hipertrofiada, ela se interpõe entre o fêmur e a patela quando o joelho é movimentado e provoca os estalos. O paciente percebe que alguma coisa se desloca dentro do joelho no momento em que a articulação faz o barulho.

ALONGAMENTO

A falta de alongamento dos músculos do joelho faz com que a pressão entre as superfícies condrais do fêmur, da tíbia e da patela aumentem. Esse aumento de pressão pode predispor o joelho a fazer estalos.

DIAGNÓSTICO DE CREPITAÇÃO ARTICULAR

O diagnóstico do joelho estalando é feito pelo exame físico da articulação e também por exames complementares. RX, ecografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética são os exames de imagem mais solicitados pelos especialistas para o diagnóstico da causa do joelho estalando. Os estalos podem ter fraca intensidade ou podem ser escutados à distância quando o paciente movimenta o joelho. Na maioria das vezes o paciente reproduz para o médico o barulho no joelho que o levou à consulta.

O tratamento do joelho estalando deverá ser direcionado para a resolução da causa dos ruídos diagnosticadas no exame físico e nos exames de imagem. Um médico ortopedista especialista em joelho deve ser consultado sempre que o paciente perceber estalos no joelho, principalmente quando associados a outros sintomas como dor, inchaço e falseios.

ESTALOS APÓS CIRURGIA

Alguns joelhos podem produzir estalos depois de uma cirurgia. Esses estalos podem estar relacionados a pequenas mudanças na anatomia articular causadas pelos procedimentos cirúrgicos ou, no caso da cirurgia de prótese de joelho, ao contato entre os implantes dentro da articulação. Os estalos relacionados aos implantes da cirurgia de prótese de joelho costumam ser normais e não devem preocupar os pacientes. Os implantes mais modernos e de última geração produzem menos ruídos do que os implantes mais antigos.

ESTALO OU ESTRALO?

Estalo e estralo são duas palavras que existem na língua portuguesa. Elas são palavras sinônimas. Os verbos estalar e estralar têm o mesmo significado. Dizer que o joelho está estalando e dizer que o joelho está estralando é a mesma coisa. As duas formas estão corretas.

POSSO ESTALAR O MEU JOELHO?

Algumas pessoas se sentem bem depois que provocam voluntariamente estalos no joelho. Estalar o joelho não é problema ou não causa nenhum problema na articulação, desde que os estalos provocados não sejam acompanhados dos sintomas de dor, inchaço ou falseio. Não existem estudos ou evidências de que estalar o joelho possa provocar lesões ou desgaste na articulação.