LESÃO NO JOELHO

LESÃO NO JOELHO

Lesão no joelho é um dos principais motivos de consultas médicas em serviços de pronto-atendimento na área da ortopedia. Uma lesão acontece quando um tecido sofre um dano, um machucado, devido a diferentes causas. Uma lesão no joelho pode ter consequências sérias, com sequelas permanentes que podem comprometer a qualidade de vida do paciente. O diagnóstico e o tratamento de uma lesão no joelho devem ser feitos precocemente por um médico especialista.

LESÃO NO JOELHO

Uma lesão no joelho envolve traumatismos que afetam um ou mais tecidos que formam essa complexa articulação. Ossos, músculos, tendões, ligamentos, meniscos e cartilagem são os principais tecidos lesionados do joelho. A lesão no joelho pode ocorrer devido a um traumatismo direto ou a um traumatismo indireto. Quedas, torções, machucados esportivos e acidentes automobilísticos são causas comuns de lesão no joelho. Lesões no joelho, na maioria dos casos, requerem atenção médica imediata e algumas podem exigir cirurgias.

TRAUMATISMO DIRETO

Traumatismo direto é aquele onde a lesão acontece no local onde a força traumática foi aplicada. Ferimentos, contusões e fraturas são exemplos de traumatismos diretos. O joelho é a maior articulação do nosso corpo. É também uma articulação superficial e bastante exposta quando comparada com as outras articulações do nosso organismo. Traumatismos diretos resultam em diversos tipos de lesão no joelho.

TRAUMATISMO INDIRETO

Traumatismo indireto é aquele onde a lesão acontece num local distante de onde a força traumática foi aplicada. As entorses e lesões musculares são exemplos de traumatismos indiretos. A articulação do joelho é muito suscetível a sofrer entorses devido à sua localização no meio do membro inferior. Nas lesões torcionais do joelho os ligamentos, meniscos e cartilagem são as estruturas mais lesionadas. Lesão no joelho por traumatismo indireto são bastante comuns em esportistas. O futebol é o esporte que mais lesiona o joelho.

LESÃO JOELHO

LESÕES MAIS COMUNS NO JOELHO

As lesões mais comuns que acometem a articulação do joelho são: lesões meniscais, rotura do ligamento cruzado anterior, lesões do ligamento colateral medial, lesões da cartilagem, luxação patelar e fraturas.

SINTOMAS

Dor, inchaço, deformidade, equimose, crepitação óssea, sangramento, incapacidade de movimentar o joelho e incapacidade de deambular são os principais sintomas de uma lesão no joelho.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico de lesão no joelho é feito pelo exame físico e por exames de imagem. Os exames de imagem mais solicitados pelos médicos ortopedistas são: RX, tomografia computadorizada e ressonância magnética. A lesão no joelho precisa ser identificada e classificada, através dos exames de imagem, para que o tratamento correto seja instituído.

JOELHO COM LESÃO

FATORES DE RISCO

Existem vários fatores de risco que podem predispor a um machucado no joelho. Sexo, idade, instabilidade articular, fraqueza muscular, desalinhamento dos membros inferiores, deficiência de propriocepção, falta de condicionamento físico, fadiga, recuperação errada de lesão anterior e outras lesões anteriores são os fatores de risco mais importantes.

PREVENÇÃO

Condicionamento físico adequado, aquecimento antes da atividade, equipamento esportivo adequado, resfriamento adequado e recuperação após treinamentos e jogos são essenciais para prevenção de machucados nos joelhos em esportistas. Acidentes e machucados acontecem durante a prática de esportes, mas o atleta que tem bom preparo físico sofre machucados menos graves do que o atleta que está despreparado. Vemos isso no dia a dia entre jogadores de futebol. Um jogador profissional sofre menos machucados do que um jogador amador que joga apenas nos finais de semana.

TRATAMENTO

O tratamento de uma lesão no joelho dependerá das características da lesão. O tratamento pode ser conservador ou cirúrgico. A decisão sobre o melhor tratamento será feita pelo médico especialista depois do exame físico do joelho e da análise dos exames de imagem.

ESPECIALISTA

Um médico ortopedista especialista em joelho deve ser consultado quando existe uma lesão no joelho. Diagnóstico precoce e tratamento correto da lesão evitam sequelas que podem comprometer a qualidade de vida do paciente.