GONALGIA

GONALGIA

Gonalgia é o termo médico usado para designar os quadros álgicos que acometem a articulação do joelho. Lesões e diversas doenças podem provocar gonalgia. As características da gonalgia variam conforme a sua etiologia e podem orientar o médico ortopedista especialista em joelho para o correto diagnóstico da causa do processo álgico. A gonalgia é um processo fisiológico que tem como objetivo proteger o joelho de danos e também ajuda no processo de cicatrização após lesões ou cirurgias. O reparo dos danos teciduais no nosso corpo depende do processo inflamatório. A algia é um dos sintomas da inflamação, juntamente com o calor, o rubor e o edema.

GONALGIA

Gonalgia é o termo usado na Medicina para designar os processos álgicos da articulação do joelho. Gonalgia é sinônimo de gonialgia. A palavra gonalgia tem origem grega: góny significa joelho e álgos significa dor. O termo gonalgia é mais usado em Portugal. No Brasil é mais comum se referir aos processos álgicos do joelho apenas como dor no joelho. A gonalgia funciona como um alarme e um mecanismo de defesa para o corpo. Ela faz o indivíduo afastar o joelho de um perigo ou de possíveis danos teciduais e também obriga o paciente a repousar para o reparo fisiológico das estruturas articulares lesionadas.

FISIOLOGIA

Gonalgia é a sensação ruim que sentimos quando alguma coisa não está bem com o nosso joelho. Células especiais, chamadas de nociceptores, estão espalhadas por toda a articulação do joelho e são responsáveis por informar o sistema nervoso central, atráves de estímulos nervosos, que alguma coisa está errada na articulação. O joelho é uma articulação que tem muitos nociceptores que podem ser estimulados por lesões e/ou doenças. A gonalgia pode ter muitas etiologias. A algia é um dos sintomas, juntamente com o calor, o rubor e o edema, do processo inflamatório. Inflamação, ou processo flogístico, é o processo fisiológico que se desenvolve como resposta a um dano tecidual causado por um agente físico, químico ou biológico.

CARACTERÍSTICAS DA GONALGIA

A gonalgia pode apresentar diversas características. O médico ortopedista especialista em joelho procura saber, para fazer o diagnóstico da etiologia da algia, dados sobre o início, localização, intensidade, tipo, irradiação, duração, fatores que aliviam e a presença de sintomas associados como, por exemplo, joelho inchado, joelho estalando, joelho rangendo, falseio do joelho, joelho quente e amortecimento.

GONIALGIA

LESÕES NO JOELHO

O joelho é uma articulação bastante vulnerável às lesões porque está relativamente exposto e é o fulcro de uma alavanca que suporta, transmite e multiplica as forças do peso corporal e da ação muscular ao seu redor. O joelho é uma das articulações mais lesionadas do nosso corpo, principalmente em atletas e praticantes de atividades físicas em geral. As lesões mais comuns do joelho que causam gonalgia são: lesão no menisco, lesão do ligamento cruzado anterior, luxação patelar, fratura de estresse, fratura no joelho e edema ósseo.

DOENÇAS DO JOELHO

O joelho pode ser acometido por inúmeras doenças inflamatórias e, mas raramente, por tumores. A artrose é a doença que mais acomete o joelho, principalmente em pessoas com mais de 50 anos de idade, e costuma provocar gonalgia. A condromalácia patelar e a tendinite patelar são as doenças que mais acometem os joelhos de pacientes jovens e causa gonalgia. Outras doenças comuns do joelho que causam gonalgia são: tendinites, bursites, síndrome do trato iliotibial, cisto de Baker, artrite reumatóide, doença de Osgood-Schlatter, dores do crescimento, tumores, gota, hoffite, artrite séptica, síndrome da fabela e desequilíbrios musculares.

ALGIA IRRADIADA

Existem casos em que a gonalgia sentida pelo paciente é causada por um problema à distância, que não envolve a articulação do joelho em si. Doenças e lesões da coluna lombar e do quadril, por exemplo, podem ser a causa de gonalgia, bem como alterações vasculares e dos nervos periféricos que cruzam a articulação do joelho. A compressão e/ou inflamação do nervo safeno e dos seus ramos na região medial do joelho é chamada de neurite safena ou gonalgia parestésica. É uma causa não muito comum de algia no joelho.

ESPECIALISTA

Gonalgia não é uma coisa normal. Na presença de um processo álgico do joelho, principalmente nos casos onde a algia parece não passar e/ou aumentar, um médico ortopedista especialista em joelho deve ser consultado. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado das lesões e doenças do joelho pode evitar complicações futuras.