DOR NO JOELHO - CRESCIMENTO

DOR DO CRESCIMENTO NO JOELHO DE CRIANÇAS

As queixas de dores nos membros inferiores em crianças são relativamente frequentes. São chamadas de DORES DO CRESCIMENTO. O termo foi consagrado no início do século 19 e é utilizado até hoje por ortopedistas e pediatras. As dores acometem as pernas e os joelhos. Os pais costumam ficar muito preocupados quando seus filhos pequenos começam a chorar e se queixar de dores nas pernas e nos joelhos.

DOR BENIGNA

As dores do crescimento são benignas, acometem crianças entre 3 e 6 anos de idade e são autolimitadas. Aparecem e desaparecem sozinhas. Até 20% das crianças vão reclamar, em algum momento, de dores nos membros inferiores. As dores costumam aparecer de noite e de madrugada. A intensidade pode levar algumas crianças a chorar. Parece haver uma relação com as atividades físicas que a criança faz durante o dia. Nos dias em que as atividades são mais intensas, as dores costumam ser também mais fortes.

DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL

A CRIANÇA QUE RECLAMA DE DOR NO JOELHO DEVE SER AVALIADA POR UM MÉDICO ESPECIALISTA. Exames de imagem como RX e ressonância magnética costumam ser solicitados para excluir outras doenças, inclusive tumores. Um exame de sangue também pode ser solicitado. Não se deve negligenciar o sintoma de dor no joelho em crianças. A doença de Osgood-Schlatter e a doença de Sinding-Larsen-Johansson também são comuns na mesma faixa etária.

HISTÓRICO FAMILIAR

Estudos mostraram que de 20% a 50% dos pais de crianças que sentem dores nos joelhos também sentiam essas dores quando eram crianças.

ETIOLOGIA

Muitas teorias existem para explicar a causa das dores do crescimento. A mais aceita é a de que os ossos crescem em comprimento e os músculos ao redor não acompanham esse crescimento longitudinal ao mesmo tempo, provocando retrações musculares que acabam provocando dor nas regiões onde os músculos se inserem nos ossos. Crianças que sofrem as dores do crescimento costumam ter importantes retrações musculares nos membros inferiores. As dores do crescimento são mais comuns nas crianças ativas fisicamente.

TRATAMENTO

O tratamento das dores do crescimento nos joelhos de crianças costuma ser apenas sintomático. Repouso, massagens, compressas de gelo e, se necessário, medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios. O mais importante de tudo é levar a criança para avaliação com médico especialista para exclusão de outras patologias.

WhatsApp
(41) 98824-3384
Cadastro
Agendamento