DOR NO JOELHO EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES

DOR NO JOELHO EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES

DOR NO JOELHO não é uma queixa exclusiva de adultos e idosos. As dores nos joelhos são também comuns em crianças e adolescentes, principalmente se forem jovens ativos e praticantes de esportes. No meu consultório eu atendo várias crianças que são trazidas pelos seus pais para avaliação. A queixa mais comum delas é de dor na região anterior do joelho. Os pais sempre relatam que os filhos estão reclamando muito de dores nos joelhos e que não estão conseguindo praticar direito as suas atividades físicas, quer sejam as aulas de educação física na escola ou os treinos na escolinha de futebol.

CAUSAS COMUNS

São muitas as causas de dores nos joelhos nesses pacientes jovens, mas as mais comuns são: excesso de esforços com os joelhos, desequilíbrio da musculatura ao redor do joelho, doença de Osgood-Schlatter, doença de Sinding – Larsen – Johansson, dores do crescimento, menisco discóide, fraturas e tumores ósseos. O excesso de esforços acontece nas crianças ativas, que praticam muitos esportes ou brincam muito em atividades que naturalmente forçam os joelhos. O desequilíbrio da musculatura é comum na fase de crescimento, onde os ossos crescem em comprimento e os grupos musculares ao redor dos ossos não acompanham esse crescimento, resultando em retrações musculares que causam dor. A doença de Osgood-Schlatter é uma osteocondrite de tração que acontece na tuberosidade da tíbia. A doença de Sinding-Larsen-Johansson é também uma osteocondrite de tração, porém localizada no pólo inferior da patela. As chamadas DORES DO CRESCIMENTO não foram ainda devidamente explicadas pela Medicina. Existem muitas teorias. Muitas crianças se queixam de dores nos joelhos e nas pernas, principalmente à noite. As causas, pensam a maioria dos médicos, se deve às retrações musculares próprias do crescimento ou então à tração do periósteo na região das extremidades ósseas devido ao crescimento em comprimento dos ossos. Os dois ossos que se encontram para formar o joelho, o fêmur e a tíbia, são também os dois maiores ossos do corpo humano e as suas placas de crescimento na região do joelho são muito ativas. É na região do joelho que o fêmur e a tíbia mais crescem. Nosso joelho tem dois meniscos, duas estruturas de fibrocartilagem com o formato de meia-lua que ficam entre o fêmur e a tíbia. Algumas crianças nascem com o menisco com o formato de um disco –o menisco discóide -, uma alteração anatômica congênita do menisco que pode causar dor. Já atendi no consultório jovens com fraturas de estresse na região do joelho, quase sempre por excesso de treinamentos físicos. Finalmente temos os tumores ósseos como causa de dor no joelho. São muito raros, mas a porcentagem de tumores ósseos na região do joelho em crianças e adolescentes é estatisticamente significativa.

CONSULTA COM ESPECIALISTA

Não despreze a queixa de dores nos joelhos em crianças e adolescentes. Consulte sempre um MÉDICO ORTOPEDISTA ESPECIALISTA EM JOELHO para que a criança seja examinada e que os exames necessários sejam solicitados.
WhatsApp
(41) 98824-3384