DOR NO JOELHO QUE NÃO TEM ORIGEM NO JOELHO

DOR NO JOELHO QUE NÃO TEM ORIGEM NO JOELHO

A dor no joelho é a queixa mais comum dos pacientes que apresentam problemas no joelho. A causa mais comum de dor no joelho em pacientes com menos de 45 anos são lesões envolvendo meniscos, cartilagem e ligamentos. Nos pacientes com mais de 45 anos a causa mais comum de dor no joelho é a artrose, a degeneração da cartilagem. Mas existem casos onde a dor que o paciente sente no joelho não tem origem no joelho. Problemas na coluna lombar e/ou no quadril, por exemplo, podem provocar dor no joelho.

COLUNA LOMBAR

O nervo femoral é formado por raízes nervosas que emergem da coluna lombar. No seu trajeto ele passa pela região lateral e anterior do quadril e depois na frente do joelho. Compressão e/ou irritação do nervo, em qualquer ponto do seu trajeto, pode provocar dor no joelho. A dor, por ser neuropática, é sentida como ardência, queimação, hipersensibilidade, agulhadas, choques e/ou dormência. Ela pode piorar ao ficar de pé, caminhar, dobrar o corpo para frente ou ficar muito tempo na posição sentada. O paciente pode também sentir a sensação de fraqueza dos músculos da coxa.

QUADRIL

Artrose e impacto femoroacetabular no quadril também podem provocar dor no joelho. Existem casos onde pacientes com artrose no quadril sentem apenas dor no joelho e não têm dor no quadril. Esses pacientes costumam apresentar apenas uma diminuição da amplitude dos movimentos do quadril artrósico, eventualmente com alguma rigidez. As dores no joelho com origem no quadril costumam piorar quando o paciente fica muito tempo sentado ou em pé.

EXAMES

Radiografias e ressonância magnética são exames essenciais para avaliação do joelho, quadril e coluna lombar. Quando existe suspeita de que a dor no joelho não tem origem no joelho, o médico especialista irá solicitar exames de imagem do quadril e da coluna lombar e, se necessário, uma eletroneuromiografia dos membros inferiores.

ORIGEM DA DOR

O diagnóstico de dor no joelho com origem na coluna e/ou no quadril é fácil de ser feito quando os exames mostram que o joelho é normal e que existe patologia no quadril e/ou na coluna lombar. Uma confusão pode acontecer quando os exames identificam problemas na coluna, no quadril e no joelho do paciente que veio consultar com queixa de dor no joelho. Qual é a origem exata da dor? Nesses casos as características da dor no joelho ( início, localização, intensidade, tipo, irradiação, duração, coisas que aliviam e outros sintomas associados ) ajudam o médico especialista e entender qual componente é o responsável pela intensidade maior da dor e, portanto, deve ser tratado primeiro.

WhatsApp
(41) 98824-3384
Cadastro
Agendamento