DOR NO JOELHO DE ORIGEM VASCULAR

A queixa de dor no joelho é relativamente comum nos consultórios de médicos ortopedistas. Na maioria das vezes a causa da dor no joelho tem origem nas estruturas anatômicas que formam a articulação, como cápsula articular, tendões, meniscos, ligamentos e cartilagem. Mas existem casos onde a dor que o paciente refere no joelho não tem origem na articulação. Problemas na coluna e no quadril, por exemplo, podem provocar dor reflexa na região do joelho. Uma causa não muito comum de dor no joelho é a que tem origem vascular, ou seja, origem nos vasos sanguíneos que cruzam a articulação. Esse tipo de dor é mais comum em praticantes de atividades físicas.

VARIZES

Varizes são veias dilatadas, tortuosas e alongadas que acometem os membros inferiores. Costumam ser benignas e são mais comuns nas mulheres do que nos homens. As varizes se formam devido à deficiência de pequenas válvulas existentes dentro das veias que, em condições normais, não deixam o sangue voltar para a extremidade do membro inferior. Quando essas válvulas deixam de funcionar corretamente, o sangue pode refluir, deixando as veias dilatadas e tortuosas. Na maioria das vezes as varizes são assintomáticas e causam preocupação apenas estética, principalmente nas mulheres. Mas quando as varizes são grandes podem causar sintomas como dor, desconforto, queimação, sensação de cansaço e dormência nas pernas.

VARICOSES

Varicoses, também chamadas de telangiectasias, costumam ser a primeira manifestação de doença venosa. As varicoses são pequenos vasos dilatados e visíveis na pele. A diferença entre variz e varicose é o calibre do vaso e a localização. As varicoses são vasos pequenos e superficiais, localizados na pele, enquanto que as varizes são vasos mais calibrosos e estão localizados abaixo da pele, sendo mais profundas. Muitas vezes a causa das varicoses são as varizes de vasos próximos que acabam provocando dilatação em todos os vasos ao seu redor.

VARIZES E VARICOSES NO JOELHO

DOR NO JOELHO

A congestão venosa de vasos varicosos ao redor do joelho pode ser causa de dor na região da articulação, principalmente quando a dor é referida na região posterior. A dor no joelho, quando causada por varizes, costuma ser inespecífica. O paciente relata sentir sensação de peso ou cansaço, além de dormência, queimação, inchaço, coceira e dor no joelho e próximo ao joelho.

A dor no joelho de origem vascular deve ser suspeitada quando todas as outras causas mais comuns são descartadas: ressonância magnética do joelho é normal, ressonância magnética da coluna e do quadril são normais, eletroneuromiografia dos membros inferiores é normal e cintilografia óssea dos membros inferiores é normal. O diagnóstico da dor no joelho de origem vascular é feito em conjunto pelo médico ortopedista e o médico angiologista. O exame de ecodoppler venoso dos membros inferiores é o exame solicitado para o estudo do fluxo sanguíneo nas veias e artérias.