JOELHO DOENDO

JOELHO DOENDO

Estar com o joelho doendo é uma das queixas mais comuns dos pacientes que consultam um médico ortopedista. O joelho pode estar doendo por um traumatismo que o paciente tenha sofrido, mas doenças também podem ser a causa de um joelho doendo. O processo álgico, que deixa o joelho doendo, é um aviso do corpo de que alguma coisa não está bem e um médico especialista deve ser consultado.

JOELHO DOENDO

Joelho doendo normalmente é sinal de que alguma coisa não está bem com a articulação. Lesões e doenças são as causas mais comuns de algia no joelho. Algia é a sensação desagradável que sentimos quando alguma coisa não está bem com o nosso corpo. É uma espécie de alarme, de aviso, que células especiais chamadas de nociceptores, espalhadas em todo o nosso corpo, através de estímulos específicos, avisam o sistema nervoso central de que alguma coisa está errada.

CARACTERÍSTICAS DA ALGIA

A algia apresenta diversas características que ajudam o médico especialista no diagnóstico da sua causa. Início, localização, intensidade, tipo, irradiação, duração, fatores que aliviam, fatores que pioram e sintomas associados ( inchaço, falseio, vermelhidão, crepitação, fraqueza, amortecimento, etc… ) são as características mais importantes do processo álgico.

JOELHO DOENDO - O QUE PODE SER?

LESÕES

O joelho é a maior articulação do nosso corpo. Ele é vulnerável a lesões porque está relativamente exposto e age como o fulcro de uma poderosa alavanca que suporta, transmite e multiplica as forças do peso corporal e dos músculos que o movimentam. O joelho é uma das articulações que mais sofrem lesões no nosso corpo. Lesões no joelho são mais comum nos praticantes de atividades físicas e esportistas. As lesões mais comuns que deixam o joelho doendo são as lesões meniscais, lesão do ligamento cruzado anterior, lesões na patela e fraturas.

DOENÇAS

Diversas doenças podem deixar o joelho doendo. As doenças mais comuns que provocam algia no joelho são aquelas que causam inflamação e, mais raramente, tumores. A artrose é a doença que mais acomete o joelho. É mais comum nos pacientes com mais de 50 anos de idade. Condromalácia patelar e tendinite patelar são as doenças que mais acometem os joelhos dos pacientes jovens.

JOELHO DOENDO: O QUE PODE SER?

As causas mais comuns de joelho doendo são: lesões meniscais, lesão do ligamento cruzado anterior, artrose, condromalácia patelar, cisto de Baker, tendinite, bursite, artrite reumatóide, doença de Osgood-Schlatter, dores do crescimento, luxação patelar, tumores, gota, osteonecrose, fratura de estresse, fraturas, hoffite, síndrome do trato iliotibial, osteocondrite dissecante, artrite séptica, edema ósseo, síndrome da fabela, desequilíbrios musculares e dor irradiada.

JOELHO DOENDO - O QUE FAZER?

DOR IRRADIADA

Dor irradiada é a dor sentida pelo paciente numa região que não é a sua origem. Problemas na coluna lombar e problemas no quadril, por exemplo, podem causar dor na região do joelho.

JOELHO DOENDO: O QUE FAZER?

Medidas simples podem ser feitas para diminuir a algia quando o joelho está doendo. Repouso, elevar a articulação, compressas de gelo e ingestão de um remédio para dor podem diminuir o desconforto de um joelho doendo antes do paciente consultar um médico especialista.

ESPECIALISTA

Um médico ortopedista especialista em joelho deve sempre ser consultado quando o joelho está doendo. O especialista examinará a articulação dolorida e solicitará exames para diagnosticar a causa da algia. O tratamento correto de um joelho doendo depende do diagnóstico da causa do processo álgico.