JOELHO QUEIMANDO

JOELHO QUEIMANDO

A sensação de ter o joelho queimando pode estar relacionada a diversas condições médicas envolvendo ou não a articulação. A queimação no joelho costuma ser, mais comumente, decorrente de traumatismos, lesões por uso excessivo ou distensões dos tecidos articulares e periarticulares. Dependendo da causa da queimação o tratamento poderá precisar de intervenção médica.

JOELHO QUEIMANDO

Joelho queimando, ou joelho ardendo, costuma ser uma experiência bastante desagradável para qualquer pessoa. O paciente relata a sensação de ter o joelho queimando como se existisse algo pegando fogo dentro da articulação. Sentir o joelho queimar, quando a sensação é constante, torna difícil caminhar, relaxar e até mesmo dormir. Em alguns casos a queimação no joelho parece aumentar quando o paciente está em repouso. A sensação de ter o joelho queimando pode ser consequência de algum problema sério afetando a articulação, mas existem problemas extra-articulares, à distância, que também podem provocar queimação no joelho.

LOCALIZAÇÃO DA QUEIMAÇÃO

A queimação no joelho pode acometer qualquer uma das quatro faces da articulação. As faces anterior e posterior são as mais acometidas pela sensação de queimação, mas as faces laterais interna e externa também podem ser acometidas. A queimação anterior costuma ser causada pela condromalácia patelar e pela tendinite patelar. A queimação posterior costuma ser causada pelo cisto de Baker, tendinite do bíceps femoral e tendinite do semimembranáceo. A queimação na lateral interna costuma ser causada por lesão do menisco medial, tendinite da pata de ganso e artrose. A queimação na face lateral costuma ser causada por lesão no menisco lateral e síndrome do trato iliotibial. Neurite safena, radiculopatias da coluna vertebral, gota, condrocalcinose, artrites e bursites são outras causas, menos comuns, que podem fazer o paciente sentir o joelho ardendo ou queimando.

QUANDO CONSULTAR O MÉDICO

A maioria dos problemas que causam queimação no joelho costumam ser tratadas com repouso, aplicação de compressas de gelo e medicamentos anti-inflamatórios. A queimação costuma desaparecer em alguns dias. O problema do joelho queimando é quando a queimação se torna contínua e não alivia com os tratamentos citados anteriormente. Nesses casos há necessidade de o paciente consultar um médico ortopedista especialista em joelho para diagnosticar a causa da queimação. O especialista solicitará exames. RX, tomografia computadorizada, ressonância magnética, eletroneuromiografia, análise laboratorial do líquido sinovial e exames de sangue são os exames mais solicitados para identificar a causa da queimação no joelho.