
INCHAÇO RECORRENTE DO JOELHO
O inchaço recorrente do joelho é caracterizado por episódios repetidos em que o joelho incha e depois desincha, de forma cíclica. O inchaço recorrente do joelho pode surgir após atividades físicas intensas, traumatismos diretos, movimentos repetitivos ou ser consequência de condições crônicas como a artrose e lesões meniscais. Quando o acúmulo de líquido dentro da articulação acontece repetidamente, é um sinal de que algo não está funcionando bem e que merece atenção médica. Não é normal o joelho ficar inchando e desinchando de forma intermitente. Entender as causas, identificar os sintomas e buscar o tratamento correto é fundamental para evitar complicações e recuperar a qualidade de vida.
INCHAÇO RECORRENTE DO JOELHO
Inchaço recorrente do joelho, também conhecido na ortopedia como inchaço intermitente do joelho, acontece quando há acúmulo de líquido dentro da articulação que se repete com frequência. O líquido que existe dentro do joelho é chamado de líquido sinovial. Ele é o lubrificante natural da articulação. O líquido sinovial é produzido pela membrana sinovial, um tecido histológico especializado que reveste as paredes internas da cápsula da articulação. O tecido sinovial, quando fica inflamado, produz mais líquido do que o normal. O joelho incha. O líquido acumulado é chamado de derrame articular. Derrames articulares de repetição são chamados de derrames recorrentes. O inchaço no joelho não é uma doença em si. O inchaço é um sintoma que indica a presença de alterações internas. O problema articular no joelho, que gera o derrame articular, pode variar desde inflamações leves até lesões estruturais mais sérias. Uma avaliação médica do joelho é essencial quando existe inchaço recorrente porque alguma coisa não está certa dentro da articulação.

CAUSAS
Diversos fatores podem levar ao acúmulo repetitivo de líquido dentro da articulação do joelho. Entre os fatores mais comuns, destacam-se: lesões ligamentares, lesões meniscais, artrose, artrite, bursite, sobrecarga, movimentos repetitivos e acúmulos de cristais. Rupturas ligamentares, como a ruptura do ligamento cruzado anterior ( LCA ) e do ligamento cruzado anterior ( LCP ) são causas comuns de inchaço recorrente do joelho. A artrose, que é a doença caracterizada pelo desgaste da cartilagem, é uma causa bastante comum de inchaços frequentes no joelho. Artrite e bursite snao processos inflamatórios que acometem o joelho e que o fazem inchar de tempos em tempos. Movimentos repetitivos e a sobrecarga articular também são fatores que irritam a articulação e provocam inchaços que são repetitivos. Condições como a gota e a condrocalcinose, que são doenças que acumulam cristais de ácido úrico e de pirofosfato de cálcio no joelho, também são causas de episódios recorrentes de dor e inchaço no joelho.
SINTOMAS ASSOCIADOS
O inchaço recorrente do joelho pode estar associado com outros sintomas articulares, que dependem da causa do inchaço. Os sintomas associados mais comuns ao inchaço recorrente do joelho são: rigidez articular, sensação de peso, dor ao dobrar ou estender a perna, diminuição dos movimentos, vermelhidão, calor local, estalos e falseios. Se o inchaço for frequente, progressivo e acompanhado de febre e dificuldade para apoiar o peso do corpo, é essencial procurar atendimento médico imediato.

DIAGNÓSTICO
O diagnóstico do inchaço intermitente do joelho é feito pela história clínica, exame físico do joelho e exames complementares. RX, tomografia computadorizada, ressonância magnética, análise laboratorial do líquido sinovial e biópsia do tecido sinovial são os exames complementares mais solicitados pelos médicos especialistas para diagnosticar a causa de um inchaço repetitivo do joelho.
TRATAMENTO
O tratamento do inchaço recorrente do joelho é direcionado à causa identificada da sinovite. Os tratamentos mais comuns incluem: repouso, compressas de gelo, fisioterapia, anti-inflamatórios, uso de órteses, infiltrações e, para casos mais graves, cirurgias. O inchaço recorrente do joelho é um sinal de que a articulação não está funcionando de maneira adequada. Identificar a causa e iniciar o tratamento correto o quanto antes é essencial para reduzir os episódios de inchaço, recuperar a mobilidade e viver sem dor. Em casos de inchaço recorrente do joelho um médico ortopedista especialista em joelho deve ser consultado.