ANTI-INFLAMATÓRIOS PARA JOELHO

ANTI-INFLAMATÓRIOS PARA JOELHO

Anti-inflamatórios para joelho são remédios prescritos pelos ortopedistas para o tratamento das doenças e lesões que cursam com inflamação. Os anti-inflamatórios são os medicamentos mais prescritos e consumidos no mundo. Lesões traumáticas e diversas doenças que acometem o joelho provocam inflamação. Os sintomas do processo inflamatório, quando exacerbados, são muito desagradáveis. Diminuir a intensidade da inflamação é o principal objetivo da prescrição médica dos remédios anti-inflamatórios para joelho. Anti-inflamatórios são diferentes dos analgésicos. Remédios analgésicos são prescritos para diminuir da dor do joelho. Remédios anti-inflamatórios para joelho são prescritos para diminuir a inflamação.

INFLAMAÇÃO

Anti-inflamatórios são medicamentos usados, principalmente, para diminuir a inflamação. Inflamação é a reação do organismo a um estímulo nocivo que pode ser de natureza física, química ou biológica. A inflamação é uma resposta natural do nosso corpo para que o local lesionado possa cicatrizar. A finalidade da inflamação é eliminar o estímulo nocivo e promover a reparação tecidual. A inflamação envolve a reação de células imunológicas, vasos sanguíneos e mediadores químicos. A inflamação pode ser aguda ou crônica. Inflamação aguda se manifesta assim que se inicia a agressão tecidual. Inflamação crônica é a inflamação que se prolonga no tempo.

ANTI-INFLAMATÓRIOS JOELHO

SINAIS DA INFLAMAÇÃO

Existem 5 sinais que caracterizam o processo inflamatório: dor, calor, vermelhidão, inchaço e diminuição funcional. O joelho inflamado fica dolorido, inchado, vermelho e com a amplitude dos movimentos diminuída.

INFLAMAÇÃO E INFECÇÃO

Muitas pessoas confundem inflamação com infecção. Uma infecção acontece quando existe invasão tecidual de microrganismos. Inflamação é a resposta do organismo a um estímulo nocivo que pode ser, inclusive, uma invasão tecidual de microrganismos. Uma infecção quase sempre cursará com um processo inflamatório. Uma infecção do joelho, conhecida como artrite séptica, é uma emergência médica. A infecção articular do joelho pode destruir a cartilagem em algumas horas.

ANTI-INFLAMATÓRIOS

Os medicamentos anti-inflamatórios são divididos em dois grupos: anti-inflamatórios hormonais e anti-inflamatórios não hormonais. Os anti-inflamatórios hormonais, ou corticóides, são medicamentos que possuem forte ação anti-inflamatória e também ação imunussupressora. Essas duas ações combinadas são úteis principalmente no tratamento de doenças inflamatórias crônicas como doenças reumáticas. Os anti-inflamatórios hormonais são assim chamados porque são derivados do hormônio cortisol, um hormônio produzido pelas glândulas adrenais. Os anti-inflamatórios não hormonais possuem apenas ação anti-inflamatória. São mais usados em casos de inflamações simples. Anti-inflamatórios não hormonais são muito prescritos pelos médicos ortopedistas para o tratamento das inflamações do joelho.

ANTI-INFLAMATÓRIOS PARA O JOELHO

ANTI-INFLAMATÓRIOS HORMONAIS

Os principais medicamentos anti-inflamatórios hormonais, ou corticóides, prescritos para as inflamações do joelho são: dexametasona, betametasona, triancinolona, prednisona, prednisolona, metilprednisolona e hidrocortisona.

ANTI-INFLAMATÓRIOS NÃO HORMONAIS

Os principais medicamentos anti-inflamatórios não hormonais prescritos para as inflamações do joelho são: diclofenaco, nimesulida, ibuprofeno, cetoprofeno, piroxicam, meloxicam, tenoxicam, naproxeno, aceclofenaco, trometadol, etodolaco, indometacina, rofecoxib, parecoxib, celecoxibe, etoricoxibe, ácido tranexâmico, ácido mefenâmico, flurbiprofeno, tolmetina, loxoprofeno, diflusinal, sulindac, nabumetona, fenoprofeno e oxaprozin.

INFILTRAÇÃO

Infiltração é o procedimento médico para injetar um medicamento no corpo com o uso de uma seringa com agulha. Infiltrações no joelho são muito comuns porque a articulação é grande e superficial. Medicamentos anti-inflamatórios para joelho podem ser aplicados diretamente no espaço articular através de uma infiltração. Muitas lesões e doenças do joelho são tratadas com a infiltração no joelho de remédios anti-inflamatórios. O efeito dos medicamentos aplicados no joelho é mais forte do que os medicamentos tomados por via oral e não existem os efeitos colaterais sistêmicos.

PRESCRIÇÃO MÉDICA

Os medicamentos anti-inflamatórios só devem ser tomados com prescrição médica. O paciente não deve automedicar-se. O medicamento anti-inflamatório, a dosagem e a forma de tomada dependem da condição médica que o paciente apresenta. O remédio para tratamento de uma entorse de joelho, por exemplo, é diferente do remédio para tratamento da artrose do joelho. Todos os medicamentos têm efeitos colaterais que podem causar malefícios à saúde se forem tomados de forma errada. Os remédios são classificados conforme o risco que podem oferecer à saúde das pessoas. Por esse motivo existem remédios que podem ser comprados sem receita médica, remédios que só podem ser comprados com a apresentação da receita médica e remédios que só podem ser comprados com a retenção da receita médica. Só tome remédio que tenha sido prescrito por um médico ortopedista especialista em joelho. Intoxicação, interações medicamentosas, mascaramento de doenças graves, reações alérgicas e dependência química são alguns dos efeitos colaterais dos medicamentos anti-inflamatórios.