ENTORSE NO JOELHO

ENTORSE NO JOELHO

Entorse no joelho é a lesão caracterizada pelo estiramento ou rompimento ligamentar da articulação devido a um traumatismo indireto. O joelho é uma articulação relativamente exposta e que sofre muitas lesões. A entorse no joelho é uma das lesões ortopédicas mais comuns, principalmente entre os atletas. Os ligamentos responsáveis pela estabilidade articular do joelho são machucados durante o movimento torcional. A maioria das entorses no joelho pode ser tratada conservadoramente, mas alguns casos precisam de intervenção cirúrgica para restabelecer a estabilidade articular.

ENTORSE NO JOELHO

Entorse no joelho é uma das lesões ortopédicas mais comuns e é caracterizada pelo estiramento ou rompimento dos ligamentos do joelho devido a um traumatismo torcional. Entorse é um traumatismo indireto. Traumatismo indireto é aquele onde a força é aplicada em um lugar e a lesão resultante acontece em outro lugar. A entorse no joelho é mais comumente diagnosticada em pacientes jovens e costuma acontecer durante a prática de esportes. No Brasil a entorse no joelho é relativamente comum porque o esporte mais praticado no país, o futebol, é uma das atividades esportivas que mais predispõem o joelho a sofrer uma torção. Durante a entorse no joelho os ligamentos da articulação são distendidos e podem, em traumatismos torcionais de maior energia, ser rompidos. A rotura de ligamentos do joelho deixa a articulação instável. As roturas ligamentares mais comuns do joelho envolvem o ligamento colateral medial e o ligamento cruzado anterior.

ENTORSE JOELHO

LIGAMENTOS DO JOELHO

Ligamento é a estrutura anatômica que une dois ossos. Ligamentos são encontrados nas articulações do nosso corpo. São os ligamentos que estabilizam as articulações. Eles impedem que os ossos que se articulam se afastem ou se desloquem demais um em relação ao outro dentro da articulação. Um ligamento é uma estrutura fibrosa, flexível, pouco elástica, formada por tecido conjuntivo denso. Um ligamento se origina e se se insere no osso na entese. A articulação do joelho tem vários ligamentos. Todos eles podem ser lesionados durante uma entorse no joelho. Um ligamento lesionado deixa o joelho instável e faz o paciente sentir a sensação de falseio ou insegurança. Os quatro principais ligamentos do joelho são: ligamento colateral medial ( LCM ), ligamento colateral lateral ( LCL ), ligamento cruzado anterior ( LCA ) e ligamento cruzado posterior ( LCP ). Os ligamentos colaterais estão localizados medial e lateralmente no joelho e os ligamentos cruzados estão localizados no meio da articulação, no seu interior. O ligamento colateral medial é o ligamento mais lesionado do joelho.

LIGAMENTOS DO JOELHO

CLASSIFICAÇÃO

A entorse no joelho é classificada em 3 graus. O grau de comprometimento ligamentar depende da gravidade da torção. A lesão ligamentar pode ser leve, moderada ou grave. Na entorse grau I o ligamento é distendido. Na entorse grau II existe rotura parcial do ligamento. Na entorse de grau III há rompimento ligamentar.

SINTOMAS

A entorse no joelho provoca os seguintes sintomas: dor, inchaço, equimose, falseio, bloqueio articular e incapacidade para andar. A intensidade desses sintomas depende do grau da entorse. Uma entorse leve pode causar desconforto no joelho. Uma entorse grave pode causar dor intensa a ponto de bloquear a articulação.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico de uma entorse no joelho é feito pelo exame físico da articulação e por exames complementares de imagem. No exame físico o médico especialista faz manobras semiológicas no joelho para testar a integridade dos ligamentos. Exames de imagem evidenciam o comprometimento ligamentar. A ressonância magnética é o melhor e mais importante exame para diagnosticar as lesões ligamentares do joelho. O exame também é importante para diagnosticar ou descartar lesões associadas envolvendo outras estruturas do joelho como meniscos, tendões, cápsula articular e cartilagem.

TRATAMENTO

O tratamento da entorse no joelho depende do grau da lesão e dos ligamentos que foram lesionados. As lesões mais leves podem ser tratadas de forma conservadora com repouso, medicamentos anti-inflamatórios e fisioterapia. As lesões mais graves, onde existe rompimento ligamentar, podem precisar de cirurgia para reconstrução dos ligamentos rompidos. A instabilidade articular precisa ser restabelecida para que o joelho volte a ter sua função normal.

CLASSIFICAÇÃO ENTORSE JOELHO

TEMPO DE RECUPERAÇÃO

O tempo de recuperação de uma entorse no joelho depende do grau da lesão e dos ligamentos lesionados. Entorse grau I costuma recuperar em até 2 semanas. Entorse grau II pode levar até 8 semanas para recuperação. Já as entorses de grau III podem precisar de vários meses de tratamento até a recuperação completa.

ATENDIMENTO INICIAL

A sequência de cuidados com o joelho que sofreu uma entorse é a aplicação do protocolo PRICE. PRICE é o acrônimo mnemônico das seguintes palavras em inglês: Protection, Resting, Ice, Compression e Elevation. Proteger, repousar, aplicar compressa de gelo, comprimir e elevar o joelho machucado são os primeiros cuidados antes de procurar atendimento médico especializado.

FUTEBOL

O Brasil é o país do futebol. Provavelmente o futebol é o esporte mais praticado pelos brasileiros. Lesões ligamentares são relativamente comuns no joelho. O ligamento colateral medial e o ligamento cruzado anterior são os dois ligamentos do joelho mais lesionados durante a prática do futebol. A lesão mais temida pelos futebolistas é a rotura do ligamento cruzado anterior porque o tratamento dessa lesão exige a reconstrução cirúrgica do ligamento e o jogador precisa ficar afastado dos campos por vários meses até que se recupere totalmente.

PREVENÇÃO

A gravidade de uma entorse no joelho pode ser diminuída se os músculos do joelho foram fortalecidos e alongados durante a preparação física para a prática esportiva. Exercícios de propriocepção para o joelho também ajudam na prevenção das torções do joelho.

ESPECIALISTA

Pacientes com entorse no joelho devem consultar um médico ortopedista especialista em joelho para o diagnóstico e tratamento corretos da lesão.