JOELHO ROXO

Joelho roxo é uma condição médica bastante comum, principalmente em crianças e praticantes de esportes de contato. A pele do joelho fica roxa por causa do extravasamento de sangue devido, mais comumente, a uma contusão articular. Batidas e pancadas no joelho podem deixar o local contundido com a coloração arroxeada. O joelho roxo pode também ser observado após procedimentos médicos.

JOELHO ROXO

Joelho roxo costuma ser a consequência de um traumatismo direto na articulação. Batidas e contusões, que podem acontecer em diversas situações, podem deixar a pele do joelho com a coloração roxa. Lesões intra-articulares, como o rompimento de ligamentos do joelho, fraturas e lesões meniscais, costumam deixar o joelho roxo. O joelho também pode ficar roxo após procedimentos médicos como infiltrações, artrocentese e cirurgias. O termo médico para a coloração roxa da pele é equimose. Muitas pessoas confundem equimose com hematoma, mas as duas condições são diferentes. O joelho roxo pode estar associado com sintomas como dor e inchaço, dependendo da sua etiologia.

ROXO NO JOELHO

EQUIMOSE E HEMATOMA

Equimose é a coloração roxa da pele resultante do extravasamento de sangue devido ao rompimento de pequenos vasos capilares no tecido subcutâneo. Hematoma é o acúmulo de sangue devido ao rompimento de vasos sanguíneos de maior calibre do que os pequenos vasos capilares. Tanto a equimose como o hematoma podem ser causados pelo rompimento de vasos sanguíneos de forma espontânea, acidental ou devido a um procedimento médico invasivo. Equimoses e hematomas também podem ser causadas por doenças da coagulação do sangue e infecções. A pele das pessoas idosas é mais suscetível a apresentar equimoses devido ao aumento da fragilidade capilar que acontece com o aumento da idade.

Equimose e pequenos hematomas costumam desaparecer sozinhos, dentro de alguns dias, sem necessidade de tratamento médico específico. Pomada de polisulfato de mucopolissacarídeo pode ser aplicada no joelho roxo para que a equimose desapareça em menos tempo. Só deve causar preocupação os grandes hematomas. Grandes coleções de sangue acumulado ao redor do joelho ou mesmo no interior da articulação, situação que chamamos de hemartrose, devem ser drenadas cirurgicamente para evitar complicações como infecção ou o sofrimento da cartilagem articular que pode resultar em artrose. O sangue dos grandes hematomas deve ser drenado através de uma punção. A punção do espaço articular é chamada de artrocentese. Uma seringa com agulha é usada para a drenagem do acúmulo de sangue. O sangue coagulado, no entanto, não é drenado com agulha. Nesses casos há necessidade de uma pequena incisão cirúrgica na pele para retirada dos coágulos sanguíneos.