HEMARTROSE NO JOELHO

Hemartrose no joelho é o sangramento e, consequentemente, o acúmulo de sangue dentro da articulação do joelho. Algumas condições médicas provocam sangramento para dentro da cavidade articular do joelho. A hemartrose no joelho, se não for diagnosticada e tratada, pode provocar danos permanentes na articulação. Traumatismos, cirurgias e várias doenças podem provocar sangramento para dentro da cavidade articular do joelho.

HEMARTROSE NO JOELHO

Hemartrose no joelho é o acúmulo de sangue dentro do espaço articular do joelho que pode destruir a articulação se não for diagnosticada e tratada corretamente. Hemartrose é o acúmulo de sangue dentro de uma articulação. Hemartrose é o sangramento articular. A hemartrose no joelho pode ser espontânea ou ser causada por um traumatismo articular como contusões, entorses e fraturas. É comum também o acúmulo de uma pequena quantidade de sangue dentro do joelho após procedimentos cirúrgicos. Várias doenças podem cursar com hemartrose no joelho. A hemartrose no joelho é mais frequentemente diagnosticada em pacientes com hemofilia.

HEMOFILIA

Hemofilia é um distúrbio genético e hereditário que compromete a coagulação do sangue. Pacientes hemofílicos não possuem alguns fatores de coagulação no sangue. Por esse motivo os pacientes hemofílicos sangram mais do que o normal. O coágulo sanguíneo, que se forma naturalmente quando existe um sangramento no corpo e interrompe o extravasamento de sangue, não se forma no paciente hemofílico e o sangramento pode não parar ou demorar para parar. Os sangramentos nos pacientes hemofílicos são mais comuns internamente, ou seja, dentro do corpo. O joelho de pacientes hemofílicos é um dos locais mais comuns de acúmulo de sangue. O sangue acumulado dentro do joelho, de maneira recorrente como acontece nos pacientes hemofílicos, resulta na destruição da cartilagem articular. A cartilagem é um tecido muito delicado. Ela é nutrida pelo líquido sinovial. Alterações na composição do líquido sinovial, como acontece na hemartrose, podem prejudicar a nutrição dos condrócitos e levá-los à morte. A consequência é a degeneração da cartilagem do joelho que é conhecida como gonartrose.

HEMARTROSE JOELHO

MEDICAMENTOS ANTICOAGULANTES

Pacientes que precisam tomar medicamentos anticoagulantes podem, também, apresentar hemartrose no joelho. Os medicamentos anticoagulantes são usados, mais comumente, na profilaxia e no tratamento de doenças tromboembólicas. Eles são usados para evitar a formação de coágulos sanguíneos. Os principais fármacos anticoagulantes são: heparina, argatrobana, bivalirudina, desirudina, fondaparinux, dabigatrana, rivaroxabana, apixabana e varfarina.

Dor no joelho, joelho inchado, joelho quente, sensação de formigamento no joelho, diminuição da mobilidade articular do joelho e hematomas ao redor do joelho são os sintomas mais comuns da hemartrose no joelho. Paciente hemofílicos, em especial, devem ficar sempre atentos a esses sintomas.

A hemartrose no joelho, quando excessiva, deve ser aliviada através de uma punção articular. O sangue em excesso dentro da articulação deve ser drenado. Pacientes com distúrbios hemorrágicos, como os pacientes hemofílicos, devem ter a doença tratada pelo médico hematologista.