DOR NA PARTE DE FORA DO JOELHO

DOR NA PARTE DE FORA DO JOELHO

Dor na parte de fora do joelho é uma queixa relativamente comum nos consultórios dos médicos ortopedistas especialistas em joelho. Esse tipo de dor pode ter diversas causas. A região lateral do joelho apresenta várias estruturas que, quando acometidas por lesões ou doenças, podem provocar dor na parte de fora do joelho.

DOR NA PARTE DE FORA DO JOELHO

A parte de fora do joelho é conhecida, na anatomia, como face lateral do joelho. Várias lesões e doenças podem provocar dor nessa região. As causas mais comuns de dor na parte de fora do joelho são: artrose, lesão no menisco, síndrome do trato iliotibial, tendinite do bíceps femoral, tendinite do poplíteo, lesão do ligamento colateral lateral, lesão do ligamento cruzado anterior, compressão do nervo fibular, luxação da articulação tibiofibular proximal, fraturas de estresse e edema ósseo. A dor na parte de fora do joelho é mais comum em corredores, ciclistas, pessoas com joelhos valgos e praticantes de esportes de contato como futebol e artes marciais.

ARTROSE

Artrose é a doença caracterizada pela degeneração da cartilagem, o tecido branco e brilhante que recobre as extremidades ósseas dentro de uma articulação. A artrose do compartimento lateral do joelho pode provocar dor na região lateral da articulação, principalmente quando existem osteófitos formados. A artrose é uma doença que ainda não tem cura conhecida. Danos à cartilagem são irreversíveis porque o tecido condral não se regenera.

LESÃO NO MENISCO

O joelho tem duas estruturas de fibrocartilagem chamadas de meniscos. Os meniscos são os amortecedores do joelho. Lesões envolvendo o menisco lateral do joelho provocam dor na interlinha lateral da articulação. As lesões envolvendo o menisco lateral costumam ser mais complexas do que as lesões envolvendo o menisco medial.

SÍNDROME DO TRATO ILIOTIBIAL

A síndrome do trato iliotibial é o processo inflamatório que acontece entre a banda iliotibial e o côndilo femoral lateral. É comum em corredores, principalmente aqueles de longa distância. A síndrome do trato iliotibial é uma das causas mais comuns de dor na parte de fora do joelho.

DOR PARTE DE FORA JOELHO

TENDINITE DO BÍCEPS FEMORAL

Os tendões do músculo bíceps femoral se inserem na cabeça da fíbula e no côndilo tibial lateral. Processos inflamatórios envolvendo esses tendões podem provocar dor na região lateral do joelho. A tendinite do bíceps femoral é comum em corredores e ciclistas.

TENDINITE DO POPLÍTEO

O tendão do músculo poplíteo é intra-articular e está localizado no compartimento lateral do joelho numa região conhecida como hiato do poplíteo. A inflamação do tendão pode provocar dor na parte de fora do joelho. A tendinite do poplíteo acomete mais comumente os corredores.

LIGAMENTO COLATERAL LATERAL

O ligamento colateral lateral ( LCL ) é uma complexa estrutura que liga o fêmur à tíbia e à fíbula na região lateral do joelho. O LCL costuma ser lesionado em esportes de alto impacto ou em atividades que exijam muito do joelho. A lesão do ligamento colateral lateral é uma das causas de dor na parte de fora do joelho.

LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR

A lesão do ligamento cruzado anterior ( LCA ) pode provocar dor na região lateral do joelho. O mecanismo rotacional que faz a lesão do LCA pode também provocar uma fratura na região do côndilo lateral da tíbia conhecida como fratura de Segond. A fratura de Segond provoca dor na região lateral do joelho.

NERVO FIBULAR

A lesão ou a compressão do nervo fibular, que passa na região do colo da fíbula, pode causar dor na parte de fora do joelho. As lesões costumam ser causadas por contusões na região lateral do joelho e a compressão costuma ser causada por cistos sinoviais que se formam na região da articulação tibiofibular proximal. O paciente se queixa de dor e também de dormência na região da cabeça da fíbula e na perna.

LUXAÇÃO TIBIOFIBULAR PROXIMAL

O deslocamento da articulação tibiofibular proximal é uma lesão não muito comum. É uma das causas mais raras de dor na parte de fora do joelho. Essa lesão acontece em acidentes automobilísticos e quedas sobre o pé fletido plantarmente.

DOR NO LADO DE FORA DO JOELHO

FRATURA DE ESTRESSE

Fraturas de estresse envolvendo o côndilo tibial lateral e/ou a cabeça da fíbula podem provocar dor na região lateral do joelho. Microtraumas de repetição, que são mais comuns em corredores, causam microfraturas no osso esponjoso que são a causa da dor.

EDEMA ÓSSEO

O edema ósseo, também conhecido como contusão óssea, é a lesão da medular do osso sem que haja microfraturas. Edema ósseo envolvendo a fíbula ou o côndilo lateral da tíbia provocam dor na parte de fora do joelho.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico da causa da dor na parte de fora do joelho é feito pelo exame físico da articulação e por exames de imagem. RX, tomografia computadorizada, ressonância magnética e cintilografia óssea são os exames de imagem mais solicitados pelos médicos ortopedistas para o diagnóstico da causa da dor na região lateral do joelho.

TRATAMENTO

Não existe um tratamento específico para a dor que acomete a região lateral do joelho. O tratamento será dirigido à causa da dor que foi diagnosticada pelo médico especialista. Em alguns casos o tratamento poderá exigir uma cirurgia. Não é normal sentir dor no joelho e um médico ortopedista especialista em joelho deve sempre ser consultado quando existir esse sintoma.