DOR NA CARTILAGEM DO JOELHO

DOR NA CARTILAGEM DO JOELHO

Dor na cartilagem do joelho é uma expressão usada pelos pacientes para se referir à dor articular provocada pelo comprometimento condral. Mas, do ponto de vista médico, a expressão é incorreta porque a cartilagem articular do joelho é aneural, ou seja, não contém nervos, motivo pelo qual ela não pode ser a causa de dor. Nos casos de lesões ou degeneração da cartilagem do joelho, a dor que o paciente experimenta é provocada pelas estruturas vizinhas à cartilagem comprometida, como o osso subcondral, a cápsula articular, a membrana sinovial, os meniscos, os ligamentos, os tendões e as enteses. Os nervos ao redor do joelho também podem provocar dor na articulação por um mecanismo de irritação secundária. Danos à cartilagem do joelho podem afetar diversas estruturas articulares sensíveis à dor, que são ativadas por inflamação, sobrecarga mecânica ou irritação secundária.

DOR NA CARTILAGEM DO JOELHO

Dor na cartilagem do joelho é uma queixa bastante comum entre pacientes com problemas condrais como artrose e condromalácia patelar. Mas, tecnicamente falando, não tem como a cartilagem doer porque ela é um tecido aneural, ou seja, ela não tem nervos. A dor sentida pelo paciente não vem da cartilagem comprometida em si. Mas, então, como é que o joelho com problemas na cartilagem dói? O que acontece é que a dor no joelho que tem comprometimento da cartilagem tem origem nas estruturas inervadas adjacentes à área condral comprometida, que são sensíveis à dor. Inflamação, sobrecarga mecânica e irritação secundária dessas estruturas adjacentes são a origem real da dor. O osso subcondral, a cápsula articular, a membrana sinovial, os meniscos, os ligamentos, os tendões e as enteses do joelho são estruturas anatômicas bastante inervadas e são a origem real da dor que o paciente sente.

DOR CARTILAGEM JOELHO

CARTILAGEM DO JOELHO

A cartilagem é o tecido branco e brilhante que reveste os ossos dentro das nossas articulações. Dentro do joelho existe cartilagem revestindo o fêmur distal, a tíbia proximal e a patela. A função da cartilagem é prover uma superfície lisa e lubrificada, capaz de absorver impactos, para que os ossos se movimentem suavemente entre si, permitindo os movimentos da articulação. A cartilagem é um tecido muito delicado que pode sofrer lesões ou desgaste. Quando isso acontece, o osso subcondral pode ser exposto. O osso subcondral possui muitas terminações nervosas e, por isso, pode causar dor intensa, especialmente durante os movimentos articulares ou sob carga. O osso subcondral é bastante sensível a variações de pressão. A principal fonte de dor num joelho com comprometimento condral é o osso subcondral adjacente à área da cartilagem comprometida. O osso subcondral exposto também provoca inflamação das estruturas inervadas da articulação, o que também contribui para gerar dor.

CAUSAS DE DOR NO JOELHO RELACIONADAS À CARTILAGEM

Existem diversas condições médicas que comprometem a cartilagem do joelho e que provocam dor na articulação. As mais comuns são: artrose, condromalácia patelar, lesões condrais traumáticas, lesões osteocondrais traumáticas, sobrecarga articular, desalinhamento articular, doenças reumáticas e osteocondrite dissecante.

JOELHO DOR CARTILAGEM

SINTOMAS

Os principais sintomas de comprometimento da cartilagem do joelho, por lesão ou doença, são: dor ao subir ou descer escadas, dor ao agachar ou ajoelhar, dor ao ficar muito tempo sentado, estalos e rangidos ao dobrar ou esticar a perna, inchaço, sensação de peso, rigidez articular, travamento articular e falseios.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico das lesões e doenças envolvendo a cartilagem do joelho é feito pela história clínica completa, exame físico do joelho e exames complementares. RX é útil para observar o alinhamento articular e sinais de artrose. A ressonância magnética é o melhor exame de imagem para identificar as alterações na cartilagem, outras lesões associadas e inflamações. A artroscopia diagnóstica também permite o diagnóstico das alterações da cartilagem e pode ser indicada para pacientes que não podem ser submetidos ao exame de ressonância magnética.

TRATAMENTO DOR CARTILAGEM JOELHO

TRATAMENTO

A cartilagem hialina tem uma particularidade: ela não se regenera. Lesões envolvendo a cartilagem do joelho são permanentes e irreversíveis. O objetivo do tratamento é diminuir os sintomas e preservar a cartilagem ainda sadia. O tratamento a ser prescrito pelo médico ortopedista especialista em joelho depende da causa do comprometimento da cartilagem, da intensidade dos sintomas e da idade do paciente. Os tratamentos mais prescritos são: fisioterapia, anti-inflamatórios, analgésicos, infiltrações de corticóides e ácido hialurônico, condroplastia artroscópica, microfraturas, mosaicoplastia ( transplante osteocondral ), osteotomia e, em casos de grave comprometimento da cartilagem, a cirurgia de prótese de joelho.

PREVENÇÃO

A cartilagem do joelho não tem capacidade de regeneração. A prevenção de lesões e doenças é, portanto, muito importante quando o assunto é a cartilagem do joelho. Os principais cuidados que devem ser observados para cuidar da cartilagem do joelho são: manter o peso corporal dentro da normalidade, praticar atividades físicas de baixo impacto e sempre com orientação profissional, fortalecer e alongar os músculos do joelho, evitar impactos e movimentos repetitivos, usar calçados adequados para a prática esportiva e respeitar os limites do corpo durante a prática de exercícios físicos.