DOR NO JOELHO EM ESCADAS

DOR NO JOELHO EM ESCADAS

Não é normal o joelho doer. Também não é normal o joelho ter crepitações, principalmente se associadas à dor. Dor no joelho significa que alguma coisa não está bem.

ESCADAS

Algumas pessoas sentem dor nos seus joelhos apenas quando usam escadas. Para todas as outras atividades do dia a dia o joelho é assintomático mas, quando sobem ou descem uma escada, sentem dor e, muitas vezes, percebem a presença de crepitação articular associada, que é a percepção de rangidos ou de barulhos na articulação.

ALAVANCA

O joelho é a maior articulação do nosso corpo. Ele é vulnerável às lesões porque está relativamente exposto, suporta o peso do corpo e, como centro de uma alavanca, transmite e multiplica as forças nele aplicadas. A força principal é o peso do corpo. Pelo mecanismo de alavanca, ao fletir o joelho, o peso de corpo é multiplicado de 5 a 7 vezes, em média. Subir e descer escadas sobrecarrega muito os joelhos. Quando o movimento é feito com frequência, podem surgir as lesões. Descer escadas força mais o joelho do que subir porque a articulação, na descida, precisa frear o peso do corpo antes de dar o próximo passo.

PRIMEIRO SINTOMA DE ARTROSE

Um estudo feito na Universidade de Leeds, na Inglaterra, concluiu que a dor no joelho durante a utilização de escadas pode ser o primeiro sinal de artrose no joelho. No estudo, pessoas com artrose do joelho lembraram que a sua doença começou a se manifestar com um pequeno incômodo ou com uma pequena dor quando usavam escadas.

CONDROMALÁCIA PATELAR

A articulação femoropatelar é a mais sobrecarregada quando se usa escadas. Por isso a condromalácia patelar se desenvolve com tanta facilidade em pessoas que usam escadas muitas vezes no dia.

ESPECIALISTA

Se você perceber algum desconforto ou dor nos joelhos quando subir ou descer escadas, principalmente se associado com crepitação, consulte um MÉDICO ORTOPEDISTA ESPECIALISTA EM JOELHO. Quanto mais cedo o diagnóstico, melhor o prognóstico para o tratamento das lesões da cartilagem do joelho. Isso pode evitar grandes problemas no futuro.

WhatsApp
(41) 98824-3384