COMO TIRAR ÁGUA DO JOELHO

COMO TIRAR ÁGUA DO JOELHO

Como tirar água do joelho é uma das preocupações mais comuns dos pacientes que apresentam o joelho inchado devido ao acúmulo de líquido no seu interior. O procedimento para tirar água do joelho é um procedimento médico simples, que pode ser feito no próprio consultório, e o paciente não precisa ficar preocupado ou com medo.

COMO TIRAR ÁGUA DO JOELHO

Como tirar água do joelho é uma dúvida muito comum. A articulação do joelho pode ficar inchada devido ao acúmulo de líquido no seu interior. O acúmulo de líquido no joelho, conhecido como derrame articular, pode ser causado por lesões e/ou doenças. Quando o joelho fica muito inchado por causa do excesso de líquido no seu interior, há necessidade de um procedimento médico invasivo para retirada do líquido acumulado na articulação. Esse procedimento é a forma de tirar a água do joelho que as pessoas falam.

ÁGUA NO JOELHO

Água no joelho é uma expressão popular que as pessoas em geral usam para se referir à percepção de que existe líquido dentro do joelho que está inchado. A presença de líquido dentro do joelho é sinal de que existe alguma lesão e/ou doença. Artrose, lesão meniscal, fratura e rotura do ligamento cruzado anterior, por exemplo, são causas comuns de joelho inchado. O volume anormal de líquido dentro do joelho pode provocar desconforto, limitação dos movimentos e dor.

DERRAME ARTICULAR

Derrame articular é o termo médico para excesso de líquido dentro de uma articulação. Dentro das nossas articulações existe uma pequena quantidade de líquido lubrificante natural conhecido como líquido sinovial. A quantidade normal de líquido sinovial no joelho é de 6 ml. O líquido sinovial é produzido pela sinóvia, um tecido especializado que reveste as paredes internas da cápsula articular das nossas juntas. A maioria dos derrames articulares é composta de líquido sinovial, mas existem derrames articulares que podem conter sangue e/ou pus. Derrames articulares grandes, quando provocam dor intensa, devem ser drenados.

COMO TIRAR ÁGUA JOELHO

RETIRADA DA ÁGUA NO JOELHO

A retirada de líquido de dentro do joelho é um procedimento médico chamado de punção articular ou artrocentese. É um procedimento bastante simples e quase indolor. Normalmente é feito com anestesia local. O médico usa uma seringa com agulha para drenar o excesso de líquido dentro do joelho. Uma amostra do líquido colhido deve ser encaminhada para análise laboratorial para diagnosticar e/ou descartar doenças como artrite séptica, gota e condrocalcinose.

INCHAÇO PEQUENO

Pequenos acúmulos de líquido dentro do joelho não precisam ser retirados. Eles tendem a diminuir e desaparecer sozinhos com o passar dos dias. Repouso da articulação, compressas de gelo e remédios anti-inflamatórios ajudam os inchaços pequenos do joelho a se resolverem em alguns dias sem necessidade de intervenção médica.

ESPECIALISTA

Não é normal o joelho ficar inchado. A consulta com um médico ortopedista especialista em joelho é fundamental para se diagnosticar a causa de acúmulo de líquido dentro da articulação.