
ARTROSE DO JOELHO EM JOVENS
Artrose do joelho em jovens não é muito comum, porque a doença costuma se manifestar mais em pessoas com mais de 60 anos de idade. Tradicionalmente as pessoas tendem a automaticamente associar a artrose do joelho ao envelhecimento. São os velhos que têm artrose nos joelhos e não os jovens. Mas, apesar de não muito comum, a artrose do joelho pode afetar pessoas mais novas, especialmente aquelas com histórico de lesões, sobrepeso, prática excessiva de esportes ou predisposição genética. A artrose do joelho em pacientes jovens é uma realidade cada vez mais comum. Trata-se de um desafio para médicos e pacientes. Diagnóstico precoce e tratamento adequado, com acompanhamento contínuo com médico especialista, é fundamental para evitar o comprometimento da qualidade de vida e a mobilidade.
ARTROSE DO JOELHO EM JOVENS
Artrose do joelho é a doença degenerativa caracterizada pelo desgaste progressivo da cartilagem. Cartilagem é o tecido branco e brilhante que recobre os ossos dentro das articulações. Dentro do joelho existe cartilagem recobrindo o fêmur distal, a tíbia proximal e a patela. A função principal da cartilagem é prover uma superfície lisa e lubrificada para que os ossos em contato dentro da articulação deslizem entre si. Ela também funciona como um amortecedor. A cartilagem, por diversos fatores, pode se degenerar. O processo degenerativo da cartilagem pode avançar até o ponto de expor o osso subcondral. O problema da artrose é que a cartilagem não se regenera. O desgaste da cartilagem é irreversível. A artrose é uma doença que ainda não tem cura conhecida. Dor, inchaço, rangidos, limitação dos movimentos e deformidades são os sintomas da artrose do joelho, que podem comprometer significativamente a qualidade de vida do paciente, principalmente nos graus mais avançados da doença. A artrose é a doença que mais acomete a articulação do joelho. A doença é mais comumente diagnosticada em pessoas de mais idade, normalmente acima de 60 anos. Não é muito comum pacientes jovens apresentarem artrose no joelho. Mas algumas pessoas podem desenvolver artrose ainda na juventude ou na fase adulta. Essa condição médica é chamada de artrose precoce do joelho.
ARTROSE PRECOCE DO JOELHO
Artrose precoce do joelho é a artrose que se manifesta em pacientes jovens, abaixo da idade esperada para o aparecimento da artrose que é acima de 60 anos de idade. Quanto mais jovem é o paciente, mais incomum é a artrose nos seus joelhos. Mas, por diversos motivos, pode acontecer de um paciente jovem desenvolver a doença. As causas mais comuns de artrose precoce do joelho são: lesões traumáticas, atividades de alto impacto, obesidade, alterações no alinhamento dos membros inferiores e fatores genéticos. Fraturas, rupturas ligamentares e lesões meniscais podem danificar a cartilagem e dar início à artrose. Atividades físicas de alto impacto como futebol, corridas, CrossFit e esportes com saltos, sobrecarregam a articulação do joelho e podem provocar artrose. A obesidade também sobrecarrega a articulação, acelerando o processo degenerativo condral. Pernas desalinhadas ( joelho varo e joelho valgo ) causam distribuição desigual de carga dentro do joelho, favorecendo o desgaste da cartilagem no compartimento sobrecarregado. Existem ainda as causas genéticas. Determinadas famílias têm mais artrose nos joelhos do que outras devido a fatores genéticos.
SINTOMAS DE ARTROSE DO JOELHO EM JOVENS
Os sintomas de artrose do joelho em pacientes jovens são semelhantes aos sintomas observados em pessoas mais velhas. Os principais são: dor, inchaço, rangidos e redução da mobilidade. Rigidez matinal, calor local, estalos. deformidade e dificuldade para subir e descer escadas, agachar e ajoelhar completam o quadro sintomático nas fases mais avançadas da doença. Os sintomas da artrose do joelho manifestam-se inicialmente de forma leve, mas tendem a piorar com o passar do tempo se não houver diagnóstico e tratamento adequado.
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico da artrose do joelho em jovens é feito pelo médico ortopedista especialista em joelho, com base na história clínica do paciente, exame físico do joelho sintomático e exames complementares de imagem. RX e ressonância magnética são os exames mais solicitados pelos médicos especialistas para diagnosticar a artrose do joelho. A ressonância magnética é o exame mais importante para analisar o joelho porque mostra a cartilagem. Quanto mais cedo for diagnosticada a artrose do joelho, melhores são as chances de controlar a sua progressão.
TRATAMENTO DA ARTROSE PRECOCE DO JOELHO
O tratamento da artrose nos joelhos de pacientes jovens tem como foco aliviar os sintomas, melhorar a função articular e retardar a progressão da doença. Fisioterapia, medicamentos anti-inflamatórios, infiltrações articulares e, eventualmente, cirurgia são os tratamentos mais prescritos pelos médicos especialistas. A infiltração intra-articular de medicamentos à base de ácido hialurônico costuma ter excelentes resultados para esses pacientes.